Relações sociais e direitos na narrativa de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220009Palavras-chave:
Adolescentes, Medida socioeducativa, Subjetividade, Relações intersubjetivas, VulnerabilidadesResumo
O artigo discute as relações intersubjetivas que operam na vida dos jovens em conflito com a lei e como essas relações os constituem como sujeitos de direitos. O ponto de partida foi um exame compreensivo dos próprios dois adolescentes, em uma pesquisa qualitativa, realizada com jovens em regime de privação de liberdade. Tomo como objeto de pesquisa ou processo de elaboração de uma obra escrita e ilustrada por adolescentes que cumprem medida socioeducativa. A pesquisa foi baseada em escritos elaborados por eles, no contexto do 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). Situações de violação de direitos foram identificadas na fala duas disciplinas, organizadas em núcleos de significação da linguagem e discutidas à luz da Psicologia Histórico-cultural, estabelecendo um diálogo com Le Breton, Vygotski e autores que discutem vulnerabilidades e socioeducação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos de Psicologia (Natal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.