Propriedades Psicométricas da Escala de Enfrentamento em Pandemia (EEP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220026

Palavras-chave:

Enfrentamento, Saúde mental, Pandemia, Covid-19

Resumo

A pandemia do COVID-19 e seus métodos preventivos relacionados ao isolamento social e a quarentena, apontaram para uma enorme mudança no comportamento global. A percepção dos perigos do vírus, bem como as mudanças obrigatórias de rotina, impactou negativamente no bem-estar e na saúde mental das pessoas. Para lidar com esse contexto, o ser humano adota estratégias para enfrentar e lidar com os perigos e situações cotidianas. No entanto, faltam estudos e instrumentos que meçam o enfrentamento prático em Pandemias de COVID-19. Assim, este artigo apresenta o desenvolvimento e as evidências de validade da Escala de Enfrentamento em Pandemia (EEP), instrumento de dois fatores (Atitudes de Resolução de Problemas e Autoproteção) que apresentou medidas psicométricas adequadas (CVC > 80; RMSEA = 0,08, CFI = 0,94, TLI = 0,90; CR > 80). Espera-se que essa escala possa ser útil e ajudar profissionais do mundo a avaliar estratégias práticas de enfrentamento durante pandemias.

Biografia do Autor

Jonatas Reis Bessa, Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é Professor Associado do Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências (UNIFTC).

Roberto Beirão Santos Sousa, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é Especializando na modalidade de Residência Multiprofissional em Neurologia pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

Ana Beatriz Trindade, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

José Neander Silva Abreu, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é Professor Associado III do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Bessa, J. R., Sousa, R. B. S., Trindade, A. B., & Abreu, J. N. S. (2023). Propriedades Psicométricas da Escala de Enfrentamento em Pandemia (EEP). Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 280–288. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220026

Edição

Seção

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva