Construção identitária profissional: sentidos do trabalho para psicólogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220028

Palavras-chave:

Identidade profissional, Sentidos do trabalho, Psicólogos, Saúde mental

Resumo

Estudar o perfil de egressos de um curso universitário, para além de ser prerrogativa legal, traz elementos que permitem compreender os processos de construção identitária de uma categoria profissional. O objetivo dessa investigação foi compreender de que modo se dá a relação entre a construção identitária e os sentidos atribuídos à profissão de psicólogo. Para tanto, foram entrevistados dez egressos de uma universidade pública federal e o corpus resultante foi submetido à análise de conteúdo. As categorias temáticas emergentes - construção identitária psi e vinculação com o papel de psicólogo - evidenciam que a relação entre os constructos é mediada por uma tríade composta pela trajetória universitária, o exercício profissional e referenciais identitários. Os resultados ratificam a interdependência dos constructos, sinalizam para a necessidade do fortalecimento da formação e indicam agendas destinadas a explorar os significados do trabalho.

Biografia do Autor

Larissa Marcí Rutke Nieswald, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Valéria De Bettio Mattos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Elka Lima Hostensky, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Daeana Paula Bourscheid, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Vitória Helena Silva Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Nieswald, L. M. R., Mattos, V. D. B., Hostensky, E. L., Bourscheid, D. P., & Santos, V. H. S. (2023). Construção identitária profissional: sentidos do trabalho para psicólogos. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 300–310. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220028

Edição

Seção

Psicologia Social do Trabalho