Perspectivas teóricas dos estudos sobre agency: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220029

Palavras-chave:

Agência humana, Análise de cocitação, Revisão de literatura, Psicologia cognitiva

Resumo

A agência humana tem sido estudada sob diferentes perspectivas teóricas, com distintas conceitualizações e percepções sobre o constructo. O objetivo desta revisão integrativa da literatura foi discutir as perspectivas teóricas dos estudos sobre agency. Para isso, foram realizadas buscas na Scopus e Web of Science (bases de dados internacionais) por publicações até 2020. Com base nos 222 documentos selecionados, executou-se uma análise de cocitação e análise teórica dos documentos mais citados dos principais autores de cada cluster. Nos resultados identificou-se sete clusters que possibilitam discutir as perspectivas teóricas dos estudos sobre agency. Ao considerar essas diferentes perspectivas de pesquisa e conceitualizações, corrobora-se o caráter multifacetado do fenômeno e conclui-se que, para uma percepção conceitual ampliada, é necessário compreendê-lo considerando as facetas de intencionalidade, premeditação, autorreatividade, autorreflexão, autoeficácia e locus de controle interno, que demonstram ser fatores inerentes ao construto.

Biografia do Autor

Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

João Nuno Ribeiro Viseu, Universidade de Évora

Doutor em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (FCHS-UAlg), é Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora (DPSI-UE) e Investigador no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE).

Roberto Moraes Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é Professor no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Líder do Laboratório Fator Humano (UFSC).

Fabíola Kaczam, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Gai, M. J. P., Viseu, J. N. R., Cruz, R. M., & Kaczam, F. (2023). Perspectivas teóricas dos estudos sobre agency: uma revisão integrativa. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 311–321. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220029

Edição

Seção

Psicologia Social do Trabalho