Psicologia brasileira e movimentos sociais: uma revisão sistemática de literatura

uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Kíssila Teixeira Mendes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Telmo Mota Ronzani Universidade Federal de São Paulo
  • Isabel Maria Farias Fernandes de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Weverton Corrêa Netto Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pedro Henrique Antunes da Costa Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230008

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Psicologia, Brasil

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura que objetivou vislumbrar o estado da arte da relação histórica entre psicologia e movimentos sociais na realidade brasileira. Foram realizadas buscas nos bancos Periódicos CAPES e Redalyc e foram considerados artigos empíricos cujo interesse e análise contemplassem um ou mais movimentos sociais. A análise final contou com 43 artigos que foram organizados em categorias descritivas. Posteriormente, a discussão dos dados foi realizada a partir da psicologia crítica em diálogo com o marxismo. Os resultados indicam avanços e esforços fundamentalmente da área da psicologia social para o rompimento com o padrão hegemônico individualizante e elitista de desenvolvimento histporico da psicologia. Porém, duas conclusões são proeminentes: 1. a despolitização e a-historicidade dos movimentos sociais e fenômenos estudados; 2. a não definição de projetos e apagamento dos sujeitos históricos em prol de análises que se concentram nos aspectos subjetivos e identitários.

Biografia do Autor

Kíssila Teixeira Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Kíssila Teixeira Mendes, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é Professora do Centro Universitário UniAcademia.

Telmo Mota Ronzani, Universidade Federal de São Paulo

Telmo Mota Ronzani, Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UFSP), é Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Isabel Maria Farias Fernandes de Oliveira, Universidade de São Paulo

Isabel Maria Farias Fernandes de Oliveira, Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), é Professora da Universidade Federal do Rio Grande no Norte (UFRN).

Weverton Corrêa Netto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Weverton Corrêa Netto, Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Pedro Henrique Antunes da Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedro Henrique Antunes da Costa, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é Professor da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Mendes, K. T., Ronzani, T. M., Oliveira, I. M. F. F. de, Netto, W. C., & Costa, P. H. A. da. (2024). Psicologia brasileira e movimentos sociais: uma revisão sistemática de literatura: uma revisão sistemática de literatura. Estudos De Psicologia (Natal), 28(1), 82–93. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230008

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos