Pobreza e condições de trabalho para pessoas em situação de rua: desafios para as políticas sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240033

Palavras-chave:

pobreza, trabalho, pessoas em situação de rua

Resumo

O artigo objetiva analisar a pobreza e as condições de trabalho de pessoas em situação de rua e os desafios para as políticas sociais. Reconhece-se que esses indivíduos vivem uma condição de pobreza que atravessa múltiplas dimensões objetivas e subjetivas. Realizou-se pesquisa qualitativa a partir de entrevistas individuais feitas com 23 pessoas em situação de rua em três municípios brasileiros. A análise das informações foi efetuada com o auxílio do software Atlas ti 5.2 a partir da Análise de Conteúdo. A invisibilidade, a discriminação, o preconceito e a exclusão social fazem parte da vida nas ruas. As vivências de pobreza, a falta de moradia, de alimentação, de acesso às políticas públicas e a presença do trabalho precarizado são vulnerabilidades que marcam essa experiência. Ter acesso a condições dignas de trabalho, para quem vive na rua, é visto como possibilidade de mudança dessa condição.

Biografia do Autor

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona (UB), é Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Ouvidora Geral da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) e Bolsista PQ - 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Carlos Eduardo Esmeraldo Filho, Faculdade Ari de Sá (FAS)

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é Professor da Faculdade Ari de Sá e Membro do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM).

Vilkiane Natercia Malherme Barbosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membra do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM), é Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Carolina Marinho Marcelo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é Membra do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM).

Camilo Augusto Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é Membro do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Ximenes, V. M., Esmeraldo Filho, C. E., Barbosa, V. N. M., Marcelo, C. M., & Soares, C. A. (2025). Pobreza e condições de trabalho para pessoas em situação de rua: desafios para as políticas sociais. Estudos De Psicologia (Natal), 29(3), 1–12. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240033

Edição

Seção

Número Especial "Políticas Públicas e Sociais no Brasil Contemporâneo: perspectivas e atuações desde a Psicologia Socio-Histórica"