Políticas sobre drogas e práticas de cuidados no cotidiano das ruas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240034

Palavras-chave:

políticas públicas, drogas, cuidado em saúde, população em situação de rua

Resumo

Este artigo busca compreender as práticas de cuidados desenvolvidas entre os sujeitos usuários de drogas em situação de rua em um município de pequeno porte de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com percurso metodológico composto por cinco meses de observação participante, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, e pela confecção de um diário de campo para construção dos dados. Denota-se a dificuldade dos serviços públicos em ofertarem um cuidado em saúde efetivo, diante das complexas necessidades apresentadas pelos sujeitos usuários de drogas em situação de rua. Há ainda a perspectiva moral e proibicionista que marca as políticas públicas brasileiras e a sociedade como um todo. Nesse contexto, observam-se movimentos potentes de vida e resistências nos cenários cotidianos dos sujeitos para sobreviverem e produzirem cuidados em saúde nas ruas.

Biografia do Autor

Tays Aparecida da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Fernando Santana de Paiva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é Psicóloga na Prefeitura Municipal de Barbacena/MG. 

Daniela Cristina Belchior Mota, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Silva, T. A. da, Paiva, F. S. de, & Mota, D. C. B. (2025). Políticas sobre drogas e práticas de cuidados no cotidiano das ruas. Estudos De Psicologia (Natal), 29(3), 1–10. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240034

Edição

Seção

Número Especial "Políticas Públicas e Sociais no Brasil Contemporâneo: perspectivas e atuações desde a Psicologia Socio-Histórica"