Subordinação ou articulação? As práticas psicológicas na interface SUAS e sistema de Justiça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240030

Palavras-chave:

articulação intersetorial, Sistema Único de Assistência Social, marxismo, sistema de justiça, psicologia

Resumo

Neste trabalho objetivou-se analisar a atuação de psicólogas(os) dos CREAS do Rio Grande do Norte em sua relação com o sistema de Justiça. São vários os desafios de articulação, considerando os diferentes funcionamentos, diretrizes e profissionais envolvidas(os). Destaca-se a pouca clareza ao que compete a cada esfera e os conflitos entre proteção social, garantia de direitos e responsabilização das famílias. À luz do materialismo histórico-dialético foi disponibilizado um formulário de preenchimento online para profissionais dos CREAS contendo dados sociodemográficos, condições de trabalho e informações sobre os encaminhamentos efetuados pelo Ministério Público (MP), pelo Tribunal de Justiça e pela Defensoria Pública. Do total de 55 psicólogas(os) atuantes em CREAS, 35 responderam ao formulário. 

Biografia do Autor

  • Isabel Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), é Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

  • Gustavo de Aguiar Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é Doutorando em Psicologia pela UFRN. 

  • Rebecka Wanderley Tannuss, Universidade Federal da Paraiba

    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é Professora do Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

  • Lisandra Chaves de Aquino Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é Doutoranda em Psicologia pela UFRN. 

Downloads

Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Número Especial "Políticas Públicas e Sociais no Brasil Contemporâneo: perspectivas e atuações desde a Psicologia Socio-Histórica"

Como Citar

Subordinação ou articulação? As práticas psicológicas na interface SUAS e sistema de Justiça. (2025). Estudos De Psicologia (Natal), 29(3), 1-10. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240030