Sobre a Revista

Foco e Escopo

Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia é uma revista on-line, publicada quadrimestralmente por três universidades federais mineiras que contam com cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

A Revista destina-se a pesquisadores e profissionais de Psicologia e áreas afins. O objetivo da revista é difundir e debater os avanços em Psicologia. Publica trabalhos originais, na forma de relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões de literatura e relatos de experiência referentes ao campo da Psicologia e áreas afins, como descritos a seguir: 

Relatos de pesquisa (até 30 páginas): relatos de qualidade de pesquisas originais, baseadas em investigações empíricas sistemáticas e completas. 

Estudos teóricos (até 30 páginas): artigos teóricos e/ou de revisão crítica da literatura, que contribuam para o desenvolvimento das reflexões sobre o objeto/tema selecionado.

Relatos de experiência (até 30 páginas): comunicações breves de relatos de experiências acadêmicas ou profissionais, com evidências metodologicamente adequadas. 

Revisões de literatura (até 30 páginas): manuscritos que descrevem novos métodos, instrumentos, softwares ou técnicas.

Os manuscritos submetidos à Gerais devem ser inéditos, não podendo ter sido publicados anteriormente, nem estar simultaneamente submetidos a outros periódicos e/ou para publicação em outros veículos. Gerais não cobra taxas para submissão ou publicação dos artigos que compõem suas edições. 

Processo de Avalia??o pelos Pares

Os manuscritos submetidos serão apreciados primeiramente pela Comissão Editorial Executiva que analisará rigorosamente a adequação às normas da Revista, considerando, especialmente, três fatores: foco e escopo da Gerais, tipos de contribuição descritos na seção "Diretrizes para autores", normas de redação e formatação segundo a APA (6ª ed.), e existência de plágio. As submissões que não se adequarem às normas serão canceladas e os autores informados da decisão. 

Os trabalhos considerados pertinentes serão designados para os Editores Assistentes que, por sua vez, solicitarão dois pareceres por parte de pesquisadores(as) da área, membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas externos. O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores, de modo que as avaliações serão posteriormente, e de forma anônima, repassadas aos autores.

Por ser uma revista generalista, Gerais recebe submissões das mais diferentes áreas da Psicologia e campos afins. A publicação é quadrimestral e, em virtude do grande número de artigos recebidos para avaliação, o tempo entre a submissão e a publicação do artigo tem sido superior a 02 (dois) anos.

Periodicidade

Quadrimestral