Sobre a Revista

Histórico do periódico

A Revista do NUFEN: phenomenology and interdisciplinarity  foi criada no modo impresso em 2003 pela Profa. Dra. Adelma Pimentel, líder do Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (NUFEN/ DGP-CNPQ). Em 2009, a Revista passou a ser publicada no modo eletrônico visando inspirar a produção de textos e divulgar saberes psicológicos nacionais e internacionais. Neste período o Editor Geral foi o Prof. Dr.Lucivaldo Araújo, cuja contribuição é inestimável à consolidação do Periódico. Desde a inserção  no Portal BVS-PSI/Scielo a diagramação em HTML foi realizada pela Sra. Teresa Peres, bibliotecária da USP, outra importante parceira.

A partir de 2022 a Revista adotou o sistema de publicação em fluxo contínuo, ou  rolling pass - após a aprovação os artigos são imediatamente publicados, associados ao volume da sequência anual.

Periodicidade:  quadrimestral.

Os autores devem adotar o template atual da Revista que, após aprovação do artigo será enviado por e-mail  para colocar a versão final na forma recomendada.

Sponsors: PROPESP/ Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará; Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (NUFEN)

 

Normas para autores 

A revisão editorial  será iniciada, após verificação inicial do texto, considerando atender a todas as normas da revista quanto ao escopo e sessões estabelecidas. Caso contrário será solicitada a adequação às normas e, então, a realização de nova submissão. Após avaliação da forma, se o texto for considerado pelos Editores, potencialmente publicável na revista, os Autores serão comunicados sobre o início do processo editorial.

O texto será, então, encaminhado para 2 (dois) Consultores  escolhidos pelos Editores, entre pesquisadores de reconhecida competência na área.  A autoria do texto não é informada aos Consultores, bem como a identidade dos Consultores não é informada aos Autores.

No Caso da existência de conflitos de interesse no processo de avaliação, os editores encaminharão o manuscritos a outro parecerista.  Os Consultores, após análise, podem aceitar plenamente, rejeitar ou recomendar a publicação dos textos mediante sugestões de modificações em seu conteúdo. Os Autores recebem cópias dos pareceres dos Consultores.

Caso o texto venha a ser rejeitado, os Autores podem submetê-lo novamente à revista depois de cuidadosa revisão, considerando os pareceres recebidos. Em geral, os textos são  encaminhados aos mesmos Consultores ad hoc.

A recomendação para publicação associada a sugestões de modificação do trabalho visa melhorar a clareza ou precisão do texto, segundo os padrões de qualidade da revista científica. Uma versão reformulada do texto deve ser apresentada para apreciação, tendo em vista obter a aceitação. Esta versão deve estar acompanhada de carta dos Autores aos Editores quando estes não concordarem com algumas das sugestões dos Consultores, informando as modificações efetuadas e justificando aquelas não realizadas.

A carta e o texto reformulados são encaminhados a um dos Conselheiros da revista, juntamente com a versão original e com os pareceres dos Consultores  para análise.  A decisão final sobre a publicação de um texto cabe aos Editores, auxiliados pelos pareceres de Consultores e Conselheiros.

Os Editores comunicam o resultado final aos Autores, por e-mail, o mais rapidamente possível, indicando a data e número da revista previstos para a publicação do artigo.