Clima Escolar: Uma Revisão Sistemática De Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20257

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o clima escolar, considerando o período de janeiro de 2014 a dezembro de 2018, afim de analisar o ano e o país de publicação, delineamento da pesquisa, objetivos e principais resultados encontrados. Foram selecionados 14 artigos das bases de dados: Literatura Latino--Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science, Scopus e PePsic- Periódicos Electrónicos en Psicología – BVS.  Os artigos derivaram de 7 países, bem como um estudo comparativo entre dois países da América Latina. Os resultados apontam que o clima escolar precisa ser estudado de acordo com cada contexto e que ele influencia no processo de ensino aprendizagem contribuindo de forma positiva se o clima escolar for bom e caso não seja também trará prejuízos para a escola.

Biografia do Autor

Ellery Henrique Barros da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CAFS. Pós-graduado em Gestão Educacional em Rede (UFPI), Educação Infantil (UESPI) e em Tecnologias Educacionais para a prática docente no Ensino da Saúde na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/ENSP). Atua como professor substituto na Universidade Federal do Piauí/UFPI, Professor/Tutor do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFPI/CEAD).

Yamila Larisse Gomes de Sousa

Psicóloga pela Universidade Federal do Piauí. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí.

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009;2012). Pós-Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. É professor-pesquisador adjunto IV do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Ciência Política da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Pesquisador no grupo de pesquisa Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica, da Universidade de São Paulo/USP. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE. Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. 

Sandra Elisa de Assis Freire, Universidade Federal do Piauí

Possui Licenciatura (2005) e Formação (2006) em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, e Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atualmente é Professora Adjunta III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (Campus Parnaíba) e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia - UFPI. Vice-coordenadora do do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia - UFPI. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI, do Campus Ministro Reis Velloso. Psicóloga Clínica Sistêmica Familiar. 

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Silva, E. H. B. da, Sousa, Y. L. G. de, Negreiros, F., & Freire, S. E. de A. (2021). Clima Escolar: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20257

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)