Resumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o clima escolar, considerando o período de janeiro de 2014 a dezembro de 2018, afim de analisar o ano e o país de publicação, delineamento da pesquisa, objetivos e principais resultados encontrados. Foram selecionados 14 artigos das bases de dados: Literatura Latino--Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science, Scopus e PePsic- Periódicos Electrónicos en Psicología – BVS. Os artigos derivaram de 7 países, bem como um estudo comparativo entre dois países da América Latina. Os resultados apontam que o clima escolar precisa ser estudado de acordo com cada contexto e que ele influencia no processo de ensino aprendizagem contribuindo de forma positiva se o clima escolar for bom e caso não seja também trará prejuízos para a escola.
Biografia do Autor
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Ellery Henrique Barros da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI
Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CAFS. Pós-graduado em Gestão Educacional em Rede (UFPI), Educação Infantil (UESPI) e em Tecnologias Educacionais para a prática docente no Ensino da Saúde na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/ENSP). Atua como professor substituto na Universidade Federal do Piauí/UFPI, Professor/Tutor do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFPI/CEAD).
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Yamila Larisse Gomes de Sousa
Psicóloga pela Universidade Federal do Piauí. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí.
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Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí
Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009;2012). Pós-Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. É professor-pesquisador adjunto IV do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Ciência Política da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Pesquisador no grupo de pesquisa Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica, da Universidade de São Paulo/USP. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE. Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade.
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Sandra Elisa de Assis Freire, Universidade Federal do Piauí
Possui Licenciatura (2005) e Formação (2006) em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, e Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atualmente é Professora Adjunta III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (Campus Parnaíba) e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia - UFPI. Vice-coordenadora do do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia - UFPI. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI, do Campus Ministro Reis Velloso. Psicóloga Clínica Sistêmica Familiar.