Abuso sexual na infância e a teoria da personalidade de Carl Rogers

Autores

  • Patricia Incerpe Faculdades Integradas Einstein Limeira
  • Eberson Dos Santos Andrade
  • Elizabeth Brown Vallim Brisola

DOI:

https://doi.org/10.26823/rnufen.v16i01.24520

Resumo

Este artigo teórico objetivou compreender o desenvolvimento da personalidade de crianças que sofreram abuso sexual na infância, à luz da Teoria da Personalidade de Carl Rogers. Enquanto estratégia metodológica e ilustradora, foi utilizada uma narrativa ficcional, construída a partir da experiência de um dos autores ao atender este público. Foram discutidos os seguintes elementos significativos da experiência: a ambiguidade afetiva, o brincar e o segredo compactuado, a formação da percepção de mundo da criança, o processo de incongruência, a responsabilização da vítima pelo irmão e a relação psicoterápica. Concluiu-se que situações de violência geram impactos significativos no desenvolvimento da personalidade, no entanto, relações facilitadoras e desprovidas de ameaças podem facilitar a ressignificação das experiências vividas e a retomada do desenvolvimento emocional. Torna-se imprescindível que outras pesquisas sejam realizadas para ampliar o desenvolvimento dessa compreensão em relação ao abuso sexual e o papel do psicólogo diante deste fenômeno.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Incerpe, P., Dos Santos Andrade, E., & Brown Vallim Brisola, E. . (2024). Abuso sexual na infância e a teoria da personalidade de Carl Rogers. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 16(01). https://doi.org/10.26823/rnufen.v16i01.24520