Abuso sexual na infância e a teoria da personalidade de Carl Rogers
DOI:
https://doi.org/10.26823/rnufen.v16i01.24520Resumo
Este artigo teórico objetivou compreender o desenvolvimento da personalidade de crianças que sofreram abuso sexual na infância, à luz da Teoria da Personalidade de Carl Rogers. Enquanto estratégia metodológica e ilustradora, foi utilizada uma narrativa ficcional, construída a partir da experiência de um dos autores ao atender este público. Foram discutidos os seguintes elementos significativos da experiência: a ambiguidade afetiva, o brincar e o segredo compactuado, a formação da percepção de mundo da criança, o processo de incongruência, a responsabilização da vítima pelo irmão e a relação psicoterápica. Concluiu-se que situações de violência geram impactos significativos no desenvolvimento da personalidade, no entanto, relações facilitadoras e desprovidas de ameaças podem facilitar a ressignificação das experiências vividas e a retomada do desenvolvimento emocional. Torna-se imprescindível que outras pesquisas sejam realizadas para ampliar o desenvolvimento dessa compreensão em relação ao abuso sexual e o papel do psicólogo diante deste fenômeno.
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