A A Palestina em livro didático de História da Rede Educacional Adventista
a eloquência do silêncio
Resumo
O presente artigo é um dos resultados de pesquisa de doutorado em Psicologia e versa a respeito dos discursos sobre a Palestina em livro didático de História da Rede Educacional Adventista. Haja vista a questão Palestina ser bastante distorcida pela narrativa hegemônica, incitando preconceitos e estereótipos, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar como o tema é abordado pela narrativa didática, considerando a responsabilidade educativa e social desta. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e documental balizada em perspectiva analítica decolonial. Os resultados demonstram que a narrativa ameniza fatos históricos e silencia as diversas violências sofridas nos territórios palestinos, em razão da ocupação militar, da limpeza étnica, do apartheid e do colonialismo, tratando-se de um apagamento simbólico e de um epistemicídio. Concluímos que a narrativa necessita de importantes correções de modo a transmitir a realidade efetiva sobre este contexto e possibilitar uma consciência mais crítica dos alunos/as a seu respeito.
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