Escolarização de piauienses cegos: memórias sociais e lutas por direitos educacionais

Autores/as

Resumen

Analiza la búsqueda de derechos de las personas ciegas en el sistema educativo formal de Piauí y busca conocer, a partir de sus trayectorias escolares, los elementos influyentes para su inserción en el mundo laboral. Se utiliza la metodología de la historia oral, a través de entrevistas sobre las trayectorias escolares de 10 personas ciegas. Las entrevistas fueron exploradas a través del Análisis de Contenido y analizadas bajo la perspectiva crítica de la Psicología Escolar. Los resultados revelan que existía la necesidad de luchar por los derechos escolares, desde la denegación de matrículas hasta el proceso de enseñanza-aprendizaje con prácticas discriminatorias y excluyentes. Tales dificultades influyeron en sus proyectos de vida después de la Educación Básica. Era necesario fortalecer la identidad política de estas personas, así como una mayor comunicación entre sus demandas educativas, con el poder legislativo, y las políticas públicas de inclusión escolar.

Biografía del autor/a

Geovane de Sousa Oliveira Filho, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) 2015-2019. Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) 2020-2021. Monitor da disciplina Genética Humana aplicada à Psicologia no primeiro semestre do ano de 2017 pela Universidade Federal do Piauí. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar (PSIQUED) desde 2017. Membro do Fórum Sobre Medicalização na Educação e Sociedade - Núcleo Piauí (Desde 2017). Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no segundo semestre do ano de 2018 e primeiro semestre do ano de 2019. Atuou como estagiário no Serviço Escola de Psicologia da Universisade Federal do Piauí em Parnaíba, desde o segundo semestre do ano de 2018 até o segundo semestre do ano de 2019, com ênfase em Terapia Cognitivo-comportamental. Atua nos seguintes temas: Psicologia Escolar Educacional, Desenvolvimento Humano, Queixa Escolar, Fenômeno da Medicalização na Educação e Sociedade, Atuação de Psicólogos em Políticas Públicas, Políticas Públicas para a Educação e Inclusão Escolar.

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009;2012). Pós-Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. É professor-pesquisador associado do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Ciência Política da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Indicado ao Prêmio Jabuti na área de Ciências Humanas no ano de 2020, pela obra "A Psicologia Escolar e a Educação de Jovens e Adultos". Pesquisador no grupo de pesquisa Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica, vinculado ao Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE da Universidade de São Paulo/USP. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2020-atual). Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. Compõe o GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia/ANPEPP. Membro do GT Psicologia e Educação da Sociedade Interamericana de Psicologia. Compõe o Conselho Editorial e é Revisor Técnico das seguintes editoras: Artmed, Mercado das Letras, Brazil Publishing, Penso, Appris, CRV, Juruá e Pimenta Cultural. Possui experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional; Coordena o PSIQUED, Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar, vinculado ao CNPQ. Atua principalmente nos seguintes temas: Queixa Escolar; Fracasso Escolar; Medicalização e Patologização da Educação e da Sociedade; Atuação e Formação do Psicólogo Escolar; Problemas na Escolarização, Vulnerabilidade e Desigualdade Social, Psicologia e Política Educacional, Psicologia Escolar, contextos e práticas emergentes. Psicologia e Proposições Legislativas. Interfaces da Psicologia com Literatura, Cinema e Gastronomia. ORCID: 0000-0003-2046-8463.

Publicado

2024-01-29

Número

Sección

Artigos