LA TRAYECTORIA EDUCATIVA DE LA MUJER NEGRA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

Resumen

O artigo trata-se de uma revisão sistemática acerca da trajetória escolar e o papel ocupado pela mulher preta dentro do contexto educacional. As buscas pelos materiais incluíram cinco bases de dados: Scopus, PsycInfo, Web of Science, Pepsic e Lilacs entre o período de 2017 a abril de 2022. Ao total foram selecionados 24 trabalhos, sendo 16 artigos e 8 dissertações. Diante dos resultados encontrados, verificou-se que a maioria dos materiais encontrados referem-se a estudos realizados nos Estados Unidos e publicados no ano de 2021. A partir das análises foi possível constatar que a mulher preta possui seu percurso educacional marcado por violências e que muitas vezes tais vítimas distanciam-se do meio educacional devido a essas agressões. No entanto, há também àquelas que desenvolveram estratégias de resistência e persistem nesse caminho.

 

Biografía del autor/a

Marcelly de Oliveira Barros, Universidade Federal do Piauí

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a  Medicalização da Educação e da Sociedade.

Maria Gabriela do Nascimento Araújo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a  Medicalização da Educação e da Sociedade.

Fauston Negreiros Fauston Negreiros, Universidade de Brasília

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professor Associado II do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília/UnB. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional/ABRAPEE. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro do GT Psicologia e Política Educacional da ANPEPP.

Sandra Elisa de Assis Freire, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Licenciatura e Formação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Os interesses de pesquisa se concentram nas áreas da Psicologia Social e Psicologia da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: relacionamentos interpessoais; novas formas de conjugalidade; e valores humanos no contexto familiar e dos relacionamentos amorosos. Psicologia Positiva.

Publicado

2024-10-03

Número

Sección

Artigos