El encuentro con los estudios feministas de la discapacidad y la producción de narrativas insurgentes

Autores/as

Resumen

El propósito de este texto fue presentar los aportes del encuentro con los estudios feministas de la discapacidad para la construcción de narrativas insurgentes, comprometidas con la lucha anticapacitista. Para ello, presentamos brevemente los estudios sobre discapacidad con énfasis en los aportes de autoras feministas. A continuación, destacamos los aportes de la justicia disca a la construcción de discapacitados políticos. Luego, desde la perspectiva de una política feminista de escritura localizada (Haraway (1995), narramos nuestros encuentros con los estudios feministas de la discapacidad. Finalmente, a partir de nuestras experiencias y encuentros con los estudios feministas de la discapacidad, señalamos aportes a la construcción de narrativas insurgentes , que son consecuentes con la producción de nuevas formas de relacionarse con la discapacidad - que desafían el capacitismo estructural y corroboran la producción de sujetos políticos. Defendemos también la difusión de este campo en el currículo de la enseñanza media y superior.

Biografía del autor/a

Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina

Marivete Gesser (marivete.gesser@ufsc.br) Ph.D. in Psychology (UFSC), Professor in the Graduate Program at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and Coordinator of the Center for Disability Studies (NED). She studies the intersections of gender, sexuality, race, poverty, and disability in Brazil; public policy and human rights; disability justice and inclusive education.

Laureane Marília de Lima Costa, USP

Psicóloga bolsista na Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais da Universidade Federal de Jataí (CAPE/UFJ), colaboradora externa no Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEdI/UDESC), pesquisadora no Instituto Cáue, doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (PPGE/UFJ), especialista em Psicoterapia Analítico-Comportamental pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC). Integra os grupos de estudos do Núcleo de Estudos sobre Deficiência da Universidade Federal de Santa Catarina (NED/UFSC) e do Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEdI/UDESC). Tem interesse em: Educação Sexual Emancipatória, Estudos Feministas da Deficiência, Educação Inclusiva, Ensino Superior.

Karla Garcia Luiz, UFSC

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (2008), especialista em Educação Especial pela UNINTER (2011), mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e em doutoramento em Psicologia Social também pela Universidade Federal de Santa Catarina (término previsto em dez/2022). Integrante do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED/UFSC, desde 2012). Servidora pública federal no cargo de psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus São José (desde 2015). É mulher e mãe com deficiência, pesquisadora, palestrante e ativista na área dos Estudos da Deficiência.

Thaís Becker Henriques Silveira, USP

Mestranda em Direito pela Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Titular do Prêmio Alumni 32 Luiz Carlos Cancellier de Olivo por Envolvimento Estudantil com a UFSC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para Inclusão Social (GEPPIS/USP), da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM/USP) e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED/UFSC). Residente no Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público de Santa Catarina. Ativista e pesquisadora na área dos direitos das pessoas com deficiência, com foco na intersecção do gênero e da deficiência no âmbito da violência doméstica e familiar. Durante a graduação integrou o Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF/UFSC) e foi pesquisadora de iniciação científica - PIBIC.

Publicado

2024-06-05

Número

Sección

Dossiê Psicologia e Políticas da Deficiência: ativismos, aleijamentos e a luta a