Avaliação de necessidades com pessoas LGBTQIA+

uma perspectiva dialógica-narrativa

Autores

  • Matheus da Silva Neves Universidade de Brasília
  • Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos Universidade de Brasília

Resumo

O preconceito é um aspecto da socialização que atravessa e marca as formas de autoidentificação do Eu e sua capacidade de produzir interlocuções com o mundo. O artigo analisa as narrativas à luz das práticas colaborativas e dialógicas, para a qualificação dos dados como insumos para o aperfeiçoamento de intervenções psicossociais com LGBTQIA+. Foi realizado um grupo focal com pessoas LGBTQIA+ maiores de 18 anos, usuárias de serviços assistenciais, utilizando como ferramenta metodológica a Avaliação de Necessidades. Essa ferramenta foi aprimorada com a revisão de pares qualificados no tema de avaliações, gênero e diversidade. A análise direciona nossa atenção para as condições vulneráveis ​​que pessoas gênero-sexodiversas vivem no núcleo familiar e as adaptações que construíram para se adequar. A noção de centralidade que as pessoas heterossexuais cisgêneras representam na vida desses grupos precisa ser reinterpretada como potencialidade, na ativação estratégica de aliados em camadas não-sensibilizadas da sociedade.

Biografia do Autor

Matheus da Silva Neves, Universidade de Brasília

Psicólogo e Bacharel formado na Universidade de Brasília, Mestre pelo Departamento de Psicologia Clínica e Cultura - vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Produz pesquisa na linha de Processos Interacionais no contexto do casal, da família, grupo e da comunidade. Desenvolve e coordena pesquisa na OSC Diversifica, atuando em terapia comunitária integrativa e na capacitação de agentes sociais, em parceria com órgãos públicos e entidades de terceiro setor. Associado como pesquisador voluntário ao grupo GEPPSVida (Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida)  um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos, Universidade de Brasília

Psicóloga e Pedagoga pela Universidade de Brasília, com mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura e da graduação em Psicologia na Universidade de Brasília. Atuou como coordenadora do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), serviço-escola de Psicologia na UnB e também foi editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa. É coordenadora do Laboratório de Família, Grupos e Comunidade (LABFAM), na UnB. Orienta mestrado e doutorado em temas relacionados às Intervenções Psicossociais no campo das vulnerabilidades. Os projetos de pesquisas mais recentes envolvem temáticas como sexting, violência sexual, gênero, empregabilidade de travestis e transexuais, medidas socioeducativas, políticas públicas na área de direitos humanos. Desenvolve orientações também no campo das Intervenções terapêuticas, principalmente voltadas aos adolescentes e jovens e suas famílias, na abordagem sistêmica.

Downloads

Publicado

2023-10-18 — Atualizado em 2023-11-08

Versões