Avaliação de necessidades com pessoas LGBTQIA+
uma perspectiva dialógica-narrativa
Resumo
O preconceito é um aspecto da socialização que atravessa e marca as formas de autoidentificação do Eu e sua capacidade de produzir interlocuções com o mundo. O artigo analisa as narrativas à luz das práticas colaborativas e dialógicas, para a qualificação dos dados como insumos para o aperfeiçoamento de intervenções psicossociais com LGBTQIA+. Foi realizado um grupo focal com pessoas LGBTQIA+ maiores de 18 anos, usuárias de serviços assistenciais, utilizando como ferramenta metodológica a Avaliação de Necessidades. Essa ferramenta foi aprimorada com a revisão de pares qualificados no tema de avaliações, gênero e diversidade. A análise direciona nossa atenção para as condições vulneráveis que pessoas gênero-sexodiversas vivem no núcleo familiar e as adaptações que construíram para se adequar. A noção de centralidade que as pessoas heterossexuais cisgêneras representam na vida desses grupos precisa ser reinterpretada como potencialidade, na ativação estratégica de aliados em camadas não-sensibilizadas da sociedade.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-08 (2)
- 2023-10-18 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Psicologia Política
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia Política pertencem ao periódico. A reprodução total dos manuscritos aqui publicados está condicionada à autorização escrita do editor da RPP e a citação da RPP como fonte original do texto.