Sobre a Revista

Foco e Escopo

 

Revista oficial do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Esta revista é publicada trimestralmente como um veículo de divulgação da produção científica ibero-americana na área de Avaliação Psicológica. Seu objetivo é divulgar os avanços da teoria, pesquisa e prática no campo da Educação, Aconselhamento, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e outros contextos relacionados. O processo editorial visa a apresentar à comunidade científica um texto que reflita uma contribuição significativa, inédita, original e atualizada. Publica trabalhos originais, preferencialmente relatos de pesquisa, mas também artigos de revisão da literatura, notas técnicas e resenhas de livros importantes na área e notícias. Artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol. O processo editorial envolve revisão cega por pares e, exceto no caso de números ou seções temáticas, a publicação de artigos se dá por ordem cronológica de aceitação final. Resumos, abstracts e sumários podem ser divulgados livremente por serviços de indexação mediante comunicação ao Editor.

 

A revista Avalição Psicológica está disponível em Acesso Aberto (Open Access)

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de revisão editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito obedecer às condições apresentadas na seção “Submissão”. Caso contrário, será encaminhado um e-mail aos autores solicitando adequação às normas. Os manuscritos que estiverem de acordo com as normas mencionadas e, que sejam considerados como potencialmente publicáveis pela revista, serão encaminhados para revisores ad hoc, especialistas na área e com titulação mínima de doutor. Esses revisores serão escolhidos pelo Editor entre pesquisadores de reconhecida competência na área.

A identidade dos autores e suas afiliações institucionais não serão informadas aos revisores ad hoc, bem como a identidade dos revisores também não será informada aos autores dos manuscritos. Caso um revisor tenha qualquer impedimento de se manifestar sobre algum manuscrito, deverá retorná-lo, imediatamente, ao editor. Os manuscritos serão sempre examinados por dois revisores e, caso haja discrepância entre as análises, um terceiro revisor será acionado para que elabore mais um parecer.

Após essas análises, a Comissão Editorial: (1) rejeita, (2) recomenda alterações ou (3) aceita o manuscrito para publicação. Na ocasião, os autores receberão os pareceres emitidos a respeito de seu artigo ou uma síntese desses pareceres, de responsabilidade do Editor e dos editores associados.

A recomendação para publicação associada a sugestões não implica, necessariamente, a aceitação do manuscrito. As sugestões visam a, em geral, melhorar a clareza ou a precisão do texto. É importante que os autores entendam que solicitações de modificações em um artigo são comuns e rotineiras em periódicos de alta qualidade.

As sugestões dos revisores têm por objetivo melhorar o trabalho para atender às exigências da comunidade científica e da revista e não devem ser consideradas como críticas pessoais. Os autores de manuscritos recomendados para publicação, mas sujeitos a modificações, deverão reformular seu trabalho, visando a alcançar a aceitação final. Devem, ainda, destacar no texto, com cor de fonte vermelha, as modificações feitas. Todos os manuscritos reformulados devem seguir acompanhados de carta comentando as modificações ou justificando as que por ventura não forem acatadas.

A decisão final sobre a publicação de um manuscrito será sempre da equipe editorial, que apreciará o parecer do revisor e notificará os autores, o mais rapidamente possível, sobre sua decisão, indicando no caso de aprovação a data prevista, o volume e o número da revista no qual o artigo será publicado.

Durante o processo de editoração da revista, a equipe editorial reserva-se no direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores, para dar agilidade ao processo de publicação. Antes de disponibilizar o manuscrito online, será enviada uma prova em PDF para a última revisão dos autores. Caso os autores não a devolvam, indicando correções, o manuscrito será publicado conforme a prova.

 

Periodicidade

 

Política de Acesso Livre