Perfis formativos e ocupacionais de psicólogas/os, segundo a raça-etnia

Autores

  • Carlos Vinicius Gomes Melo Universidade de São Paulo (USP) Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) http://orcid.org/0000-0002-3754-8905
  • Alessandro de Oliveira dos Santos Universidade de São Paulo (USP) Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) http://orcid.org/0000-0002-5261-0332
  • Luiz Silva dos Santos Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210028

Palavras-chave:

psicólogos, raça, relações raciais, psicologia (Brasil), estatística descritiva.

Resumo

Trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo exploratório que utilizou dados coletados por meio de um questionário fechado junto a 657 psicólogas/os dos estados do Amazonas, Bahia e São Paulo. Partiu-se da hipótese de que o racismo como variável externa, ou seja, enquanto um organizador das relações étnico-raciais entre brancos/as e negros/as no país, exerce influência sobre as variáveis de formação e de ocupação das/os profissionais de psicologia. Os resultados mostraram que o racismo exerce tal influência, pois quando comparadas/os às/aos psicólogas/os negras/os, as/os brancas/os apresentam privilégios na formação, no nível de titulação, no tempo de experiência no mercado de trabalho, nas áreas e nos tipos de serviços da psicologia em que se empregam; além disso, atender pessoas também brancas, que por sua vez, estão alocadas nas faixas de renda mais elevadas.

Biografia do Autor

Carlos Vinicius Gomes Melo, Universidade de São Paulo (USP) Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Atualmente é pesquisador pelo Programa de Pós-doutorado do Instituto de Psicologia da USP. 

Alessandro de Oliveira dos Santos, Universidade de São Paulo (USP) Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Professor Doutor do Departamento de Psicologia Social e Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Luiz Silva dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Estatístico do Setor de Métodos de Estudos Quantitativos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Melo, C. V. G., Santos, A. de O. dos, & Santos, L. S. dos. (2021). Perfis formativos e ocupacionais de psicólogas/os, segundo a raça-etnia. Estudos De Psicologia (Natal), 26(3), 298–310. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210028

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos