Perfis formativos e ocupacionais de psicólogas/os, segundo a raça-etnia

Autores/as

  • Carlos Vinicius Gomes Melo Universidade de São Paulo (USP) Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) http://orcid.org/0000-0002-3754-8905
  • Alessandro de Oliveira dos Santos Universidade de São Paulo (USP) Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) http://orcid.org/0000-0002-5261-0332
  • Luiz Silva dos Santos Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210028

Palabras clave:

psicólogos, raça, relações raciais, psicologia (Brasil), estatística descritiva.

Resumen

Trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo exploratório que utilizou dados coletados por meio de um questionário fechado junto a 657 psicólogas/os dos estados do Amazonas, Bahia e São Paulo. Partiu-se da hipótese de que o racismo como variável externa, ou seja, enquanto um organizador das relações étnico-raciais entre brancos/as e negros/as no país, exerce influência sobre as variáveis de formação e de ocupação das/os profissionais de psicologia. Os resultados mostraram que o racismo exerce tal influência, pois quando comparadas/os às/aos psicólogas/os negras/os, as/os brancas/os apresentam privilégios na formação, no nível de titulação, no tempo de experiência no mercado de trabalho, nas áreas e nos tipos de serviços da psicologia em que se empregam; além disso, atender pessoas também brancas, que por sua vez, estão alocadas nas faixas de renda mais elevadas.

Biografía del autor/a

  • Carlos Vinicius Gomes Melo, Universidade de São Paulo (USP) Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
    Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Atualmente é pesquisador pelo Programa de Pós-doutorado do Instituto de Psicologia da USP. 
  • Alessandro de Oliveira dos Santos, Universidade de São Paulo (USP) Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
    Professor Doutor do Departamento de Psicologia Social e Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
  • Luiz Silva dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)
    Estatístico do Setor de Métodos de Estudos Quantitativos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Publicado

2021-10-01

Número

Sección

Temas de Políticas Sociales: Sistema de Garantía de Derechos y Asistencia Social

Cómo citar

Perfis formativos e ocupacionais de psicólogas/os, segundo a raça-etnia. (2021). Estudos De Psicologia (Natal), 26(3), 298-310. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210028