(Re)união, feira e horta: expressões do trabalho intersetorial de um território

Autores

  • Letícia de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Allan Henrique Gomes Universidade da Região de Joinville e Faculdade Guilherme Guimbala
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Intersetorialidade, território, Psicologia social, assistência social

Resumo

Esse artigo busca investigar o trabalho intersetorial desenvolvido em um CRAS do município de Joinville – SC. Foram realizadas observações participantes e entrevistas semi-estruturadas, além do acesso a documentos produzidos pelo grupo de articulação mobilizado pelo CRAS. As informações produzidas foram analisadas a partir do Método da Igualdade, no qual se compreende poder articular os enunciados do campo com as produções científicas, sem a pretensão de interpretar os dados de maneira hierárquica. A apresentação e discussão dos resultados estão divididas em três categorias construídas a posteriori, que relatam os modos de trabalho intersetorial construídos pelo grupo de articulação, sua relação com o território e com o Estado. Considera-se a potência do trabalho do grupo e da criação de ações intersetoriais para o trabalho afinado com as demandas do território, além disso, faz-se necessário outros estudos acerca da relação do coletivo com o Estado, e suas interferências no trabalho desenvolvido.

Biografia do Autor

Letícia de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Allan Henrique Gomes, Universidade da Região de Joinville e Faculdade Guilherme Guimbala

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e coordenador do Laboratório de Psicologia Social Comunitária da Faculdade Guilherme Guimbala. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville.

Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez estágio pós doutoral em Educação na UNICAMP e em Psicologia Social na Universitat Autónoma de Barcelona (ES) e na PUC/SP. É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP).

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Andrade, L. de, Gomes, A. H., & Maheirie, K. (2022). (Re)união, feira e horta: expressões do trabalho intersetorial de um território. Estudos De Psicologia (Natal), 26(4), 380–391. Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/21203

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos