(Re)união, feira e horta: expressões do trabalho intersetorial de um território

Authors

  • Letícia de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Allan Henrique Gomes Universidade da Região de Joinville e Faculdade Guilherme Guimbala
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210036

Keywords:

Intersetorialidade, território, Psicologia social, assistência social

Abstract

Esse artigo busca investigar o trabalho intersetorial desenvolvido em um CRAS do município de Joinville – SC. Foram realizadas observações participantes e entrevistas semi-estruturadas, além do acesso a documentos produzidos pelo grupo de articulação mobilizado pelo CRAS. As informações produzidas foram analisadas a partir do Método da Igualdade, no qual se compreende poder articular os enunciados do campo com as produções científicas, sem a pretensão de interpretar os dados de maneira hierárquica. A apresentação e discussão dos resultados estão divididas em três categorias construídas a posteriori, que relatam os modos de trabalho intersetorial construídos pelo grupo de articulação, sua relação com o território e com o Estado. Considera-se a potência do trabalho do grupo e da criação de ações intersetoriais para o trabalho afinado com as demandas do território, além disso, faz-se necessário outros estudos acerca da relação do coletivo com o Estado, e suas interferências no trabalho desenvolvido.

Author Biographies

  • Letícia de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Allan Henrique Gomes, Universidade da Região de Joinville e Faculdade Guilherme Guimbala
    Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e coordenador do Laboratório de Psicologia Social Comunitária da Faculdade Guilherme Guimbala. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville.
  • Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez estágio pós doutoral em Educação na UNICAMP e em Psicologia Social na Universitat Autónoma de Barcelona (ES) e na PUC/SP. É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP).

Published

2022-01-01

Issue

Section

Social policies themes: social assistance and the rights guarantees system (SGD - "Sistema de Garantias de Direitos")

How to Cite

(Re)união, feira e horta: expressões do trabalho intersetorial de um território. (2022). Estudos De Psicologia (Natal), 26(4), 380-391. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210036