Efeito mediador da adaptabilidade de carreira nos níveis de esperança, satisfação e sintomatologia depressiva em pós-graduandos

Autores

  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Leonardo de Oliveira Barros Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220001

Palavras-chave:

Saúde mental, Psicologia positiva, Pós-graduação, Depressão, Orientação vocacional

Resumo

O objetivo foi verificar o efeito mediador da adaptabilidade de carreira em relação à sintomatologia depressiva, esperança e satisfação em estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu, bem como diferenças em função de variáveis sociodemográficas. Participaram 2115 discentes, com idade média de 28,91 anos (DP = 5,17), sendo 51,8% alunos de mestrado e 74,4% do gênero feminino. Os participantes responderam a Escala de Adaptabilidade de Carreira, Escala de Esperança Cognitiva e Escala Baptista de Depressão (versão adulto). Os resultados indicaram maiores níveis de sintomatologia depressiva para alunos bolsistas e em fase final do curso. O modelo de equações estruturais indicou que a adaptabilidade de carreira tem efeito mediador entre a esperança e a sintomatologia depressiva. A esperança autocentrada e a satisfação em ser pós-graduando influenciaram diretamente no nível de adaptabilidade de carreira e nos sintomas depressivos.

Biografia do Autor

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Psicologia. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

Leonardo de Oliveira Barros, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Psicologia. Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. ORCID: orcid.org/0000-0002-8406-0515

Publicado

2023-01-13

Como Citar

Ambiel, R. A. M., & Barros, L. de O. (2023). Efeito mediador da adaptabilidade de carreira nos níveis de esperança, satisfação e sintomatologia depressiva em pós-graduandos. Estudos De Psicologia (Natal), 27(1), 1–11. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220001

Edição

Seção

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva