Loucura sob ataque: contribuições de Ignacio Martín-Baró sobre colonização, guerra e saúde mental para o Brasil contemporâneo

Autores

  • Arthur Daibert Machado Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Alexandra Cleopatre Tsallis Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220010

Palavras-chave:

Psicologia social, Hospitais psiquiátricos, Guerra, Saúde mental

Resumo

Diante da multiplicação atual dos inimigos nacionais no Brasil, que atravessam as relações de gênero, sexualidade, raça e classe, neste texto abordamos um aspecto específico dessa guerra generalizada: a guerra contra os loucos. Com o objetivo de analisar o retorno recente do fortalecimento das arquiteturas de confinamento no campo da saúde mental, demarcando relações entre racionalidade e território, este artigo parte de um questionamento a respeito do espaço político dado ao louco e ao enlouquecimento, à diferença e à dor, à guerra aos loucos e à loucura na guerra. Como disparador, nos acompanhará principalmente a obra de Ignacio Martín-Baró e suas críticas ao psicologismo colonial, assim como à naturalização e à patologização de condições e efeitos do capitalismo. Podemos traçar instigantes paralelos da nossa experiência com os escritos de Martín-Baró, elaborando um lugar de resistência possível para a psicologia nesse campo de batalha.

Biografia do Autor

Arthur Daibert Machado Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Alexandra Cleopatre Tsallis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em associação com a École des Mines – Paris, é Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2023-01-13

Como Citar

Tavares, A. D. M., & Tsallis, A. C. (2023). Loucura sob ataque: contribuições de Ignacio Martín-Baró sobre colonização, guerra e saúde mental para o Brasil contemporâneo. Estudos De Psicologia (Natal), 27(1), 104–114. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220010

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais