Percepção de discriminação racial em usuárias(os) da Atenção Básica e Interseccionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220033

Palavras-chave:

Discriminação, Raça, Gênero, Interseccionalidade, SUS

Resumo

Estudo sobre as percepções de discriminação vividas em uma amostra da população usuária da Atenção Básica do SUS, no RS. O objetivo deste trabalho foi analisar a intersecção entre raça/cor e sexo/gênero nas respostas obtidas. Comparou-se com resultados de pesquisa brasileira que utilizou os mesmos instrumentos. Foram entrevistadas(os) 521 usuárias(os) de duas cidades, com idades entre 18 e 81 anos, majoritariamente negras, mulheres, com renda familiar de até dois salários mínimos e ensino fundamental incompleto. A Escala de Discriminação Explícita e um questionário de dados sócio demográficos foram aplicados. Conduziu-se análises estatísticas comparando os quatro grupos (mulheres negras e brancas, homens negros e brancos). Aproximadamente metade das pessoas brancas não identificou sofrer qualquer discriminação.

Biografia do Autor

Raquel da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Damião Soares de Almeida Segundo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é Doutorando em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Alisson Ferreira Batista, Universidade Ritter dos Reis

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Professor do Curso de Psicologia na Universidade Ritter dos Reis (UniRitter).

Sabrina Gomes Nunes, Secretaria Municipal de Educação de Viamão

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Viamão/RS.

Giorgia Fogaça Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Henrique Caetano Nardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Doutor em Estudos Interdisciplinares pelo IRIS-EHESS - Paris, é Professor Titular do Departamento de Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Silveira, R. da S., Segundo, D. S. de A., Batista, A. F., Nunes, S. G., Santos, G. F., & Nardi, H. C. (2023). Percepção de discriminação racial em usuárias(os) da Atenção Básica e Interseccionalidade. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 354–365. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220033

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais