Preditores do desenvolvimento profissional de universitários durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220027

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Educação a distância, Ensino superior, Pandemia

Resumo

Medidas de distanciamento social implantadas na pandemia da Covid-19 resultaram na suspensão de atividades presenciais, tendo o Ministério da Educação autorizado a implementação do Ensino Remoto Emergencial – ERE. Este estudo teve como objetivo avaliar se a autodisciplina, o domínio tecnológico e as atitudes em relação à Educação a Distância, alterados pelas experiências acadêmicas durante o ERE, influenciaram a percepção de desenvolvimento profissional dos universitários durante a pandemia. A amostra foi de 971 participantes, cobrindo 23 cursos de graduação e 17 instituições. Foram aplicadas as Escalas de Atitudes sobre Treinamento a Distância, de Percepção do Desenvolvimento Profissional, e de Experiências Associadas ao ERE, todas com evidências de validade. Foram realizados testes t e regressão múltipla padrão. Os resultados apontam que quem desenvolve atitudes mais favoráveis à Educação a Distância, autodisciplina e domínio tecnológico durante o ERE, tende a perceber maior desenvolvimento profissional nesse período.

Biografia do Autor

Danielle Mello Ferreira, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Psicologia Pela Universidade Salgado De Oliveira (UNIVERSO), é Professora da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).

Luciana Mourão, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), é Professora titular da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Professora visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Ferreira, D. M., & Silva, L. M. C. e. (2023). Preditores do desenvolvimento profissional de universitários durante a pandemia da Covid-19. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 289–299. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220027

Edição

Seção

Psicologia Social do Trabalho