Preditores do desenvolvimento profissional de universitários durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220027Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional, Educação a distância, Ensino superior, PandemiaResumo
Medidas de distanciamento social implantadas na pandemia da Covid-19 resultaram na suspensão de atividades presenciais, tendo o Ministério da Educação autorizado a implementação do Ensino Remoto Emergencial – ERE. Este estudo teve como objetivo avaliar se a autodisciplina, o domínio tecnológico e as atitudes em relação à Educação a Distância, alterados pelas experiências acadêmicas durante o ERE, influenciaram a percepção de desenvolvimento profissional dos universitários durante a pandemia. A amostra foi de 971 participantes, cobrindo 23 cursos de graduação e 17 instituições. Foram aplicadas as Escalas de Atitudes sobre Treinamento a Distância, de Percepção do Desenvolvimento Profissional, e de Experiências Associadas ao ERE, todas com evidências de validade. Foram realizados testes t e regressão múltipla padrão. Os resultados apontam que quem desenvolve atitudes mais favoráveis à Educação a Distância, autodisciplina e domínio tecnológico durante o ERE, tende a perceber maior desenvolvimento profissional nesse período.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos de Psicologia (Natal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.