A produção discursiva de trabalhadoras do SUAS sobre a relação entre OSC e Estado na política de assistência social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220031

Palavras-chave:

Discursos, Assistência social, Parcerias público-privadas

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar os sentidos produzidos por profissionais do SUAS acerca das relações estabelecidas entre as organizações da sociedade civil e o Estado na implementação da política de assistência social no município de São Paulo. A pesquisa foi realizada por meio de revisão de literatura, análise documental e de nove entrevistas semiestruturadas. A análise partiu de uma perspectiva construcionista em Psicologia Social. Particularmente, nos ancoramos nas contribuições do estudo das práticas discursivas, por se tratar de uma abordagem teórico-metodológica que permite a compreensão da produção de sentido no cotidiano. Com base nos resultados, procuramos chamar a atenção para a complexidade que envolve as parcerias entre OSC e Estado nesta política pública, ao dar ênfase ao seu aspecto relacional, polissêmico e multideterminado.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Aguilar Lara, Universidade de São Paulo

Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), é Doutoranda em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP)

Mariana Prioli Cordeiro, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é Professora no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Lara, M. F. A., & Cordeiro, M. P. (2023). A produção discursiva de trabalhadoras do SUAS sobre a relação entre OSC e Estado na política de assistência social. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 333–343. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220031

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos