Efetividade de Um Programa em Funções Executivas Aplicado por Pais em Crianças com TDAH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230002

Palavras-chave:

transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH), intervenção, funções executivas, efetividade

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mais prevalentes na população infantil. Evidências sugerem que crianças com esse transtorno geralmente apresentam prejuízos nas funções executivas (FE). Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção em FE aplicada pelos pais de crianças brasileiras com TDAH. Dezesseis crianças com TDAH de 7 a 12 anos participaram deste estudo. Na avaliação foi aplicada bateria de testes neuropsicológicos e questionários. Em seguida, as crianças receberam o programa Flii aplicado em casa pelos pais. Observou-se uma melhora relevante na memória de trabalho visuoespacial no grupo Flii após a intervenção (T2) em comparação ao grupo controle. Os resultados das análises intragrupos sugerem que o grupo intervenção obteve ganhos em velocidade de processamento, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho verbal e visuoespacial. Esses resultados sugerem que o Flii foi eficaz em promover algumas mudanças no funcionamento executivo das crianças.

Biografia do Autor

Ana Carolina Neiva, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é Psicóloga Clínica e Responsável Técnica da Clínica de Desenvolvimento Infantojuvenil Ana Carolina Neiva.

Roberto Beirão Santos Sousa, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é Residente de Psicologia com Ênfase em Neurologia pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

Marione Souza Campos, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é Psicóloga clínica.

Clara Xavier Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), é Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Cíntia Ribeiro Martins, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), é Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Vivian Siqueira dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Neander Abreu, University of York

Doutor em Psicologia/Neurociências e Comportamento e Pós-Doutor pela University of York - Reino Unido, é Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Neiva, A. C., Sousa, R. B. S., Campos, M. S., Oliveira, C. X., Martins, C. R., dos Santos, V. S., & Abreu, N. (2024). Efetividade de Um Programa em Funções Executivas Aplicado por Pais em Crianças com TDAH. Estudos De Psicologia (Natal), 28(1), 13–25. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230002

Edição

Seção

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva