Efetividade de Um Programa em Funções Executivas Aplicado por Pais em Crianças com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230002Palavras-chave:
transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH), intervenção, funções executivas, efetividadeResumo
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mais prevalentes na população infantil. Evidências sugerem que crianças com esse transtorno geralmente apresentam prejuízos nas funções executivas (FE). Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção em FE aplicada pelos pais de crianças brasileiras com TDAH. Dezesseis crianças com TDAH de 7 a 12 anos participaram deste estudo. Na avaliação foi aplicada bateria de testes neuropsicológicos e questionários. Em seguida, as crianças receberam o programa Flii aplicado em casa pelos pais. Observou-se uma melhora relevante na memória de trabalho visuoespacial no grupo Flii após a intervenção (T2) em comparação ao grupo controle. Os resultados das análises intragrupos sugerem que o grupo intervenção obteve ganhos em velocidade de processamento, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho verbal e visuoespacial. Esses resultados sugerem que o Flii foi eficaz em promover algumas mudanças no funcionamento executivo das crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos de Psicologia (Natal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.