Mulheres chefes de família do Sertão pernambucano e suas demandas de políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220034

Palavras-chave:

Mães solteiras, Trabalhadores rurais, Ambientes rurais, Políticas públicas

Resumo

O presente estudo objetiva analisar algumas das principais demandas convergentes de políticas públicas apresentadas por mulheres chefes de família. É um recorte de uma pesquisa realizada com dez mulheres rurais chefes de família, residentes em comunidades rurais do Sertão pernambucano, em que houve a utilização de entrevistas e de observação participante. Apesar das diferenças territoriais, as mulheres apresentaram demandas que convergiram em relação à: necessidade de segurança no acesso a terra; ausência ou pouca operacionalidade do Estado e das instituições nas suas comunidades; subordinação prejudicial ao tempo institucional, especialmente nos espaços de acesso à saúde, e os custos implicados para chegar nos serviços; e à falta de equipamentos de educação, lazer e sociabilidade solidária localmente. Reconhecer as especificidades das condições dessas mulheres abre caminho para uma Psicologia mais inclusiva e sensível às populações rurais.

Biografia do Autor

Aléxya Cristal Brandão Lima, Centro de Referência Especializado de Assistência Social Miguel Otávio

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Analista em Assistência Social e Direitos Humanos do CREAS Miguel Otávio.

Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Serviço Social pela Fundação Universitária de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (1986), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora associada do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE. Desenvolve pesquisas, estudos, projetos de extensão e processos educativos nas temáticas de mulheres, gênero e ruralidades, redes e movimentos de mulheres do campo, feminismos e narrativas sobre a morte. Coordena o site Mulheres do Sertão e a Biblioteca Digital Vanete Almeida das Mulheres Rurais. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Prática Coletivas (GEPCOL, Grupo Narrativas, Gênero e Saúde (NaGeS) e do Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES). Faz parte da Comissão Editorial do periódico Psicologia e Sociedade e participa do GT Cotidiano e Práticas Sociais da ANPPEP.

Russell Parry Scott, Universidade Federal de Pernambuco

Professor titular de Antropologia do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Línguas Contemporâneas (concentração: Espanhol) - Hamilton College (1971), Mestrado em Latin American Studies, Institute of Latin American Studies, University of Texas at Austin (1973) e doutorado em Antropologia - University of Texas at Austin (1981). Foi Professor e Pesquisador Visitante nas Universidades de Georgetown (1984-1985), Harvard (1991-1993) e Salamanca (2006-2007). Representou a Área de Antropologia na CAPES de 2014 a 2017 Tem experiência na área de Antropologia e de Sociologia, com ênfase na interface entre estruturas domésticas e outras esferas de poder em diversos contextos sociais urbanos e rurais. Pesquisa entre trabalhadores rurais e agricultores no Nordeste , com atingidos de barragens e de projetos de desenvolvimento, e com residentes da periferia urbana. Temas ressaltados são poder, gênero, família, saúde, saúde reprodutiva, migrações, deficiência. Também aborda ensino, pesquisa a elaboração de teoria em antropologias nacionais.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Lima, A. C. B., Cordeiro, R. de L. M., & Scott, R. P. (2023). Mulheres chefes de família do Sertão pernambucano e suas demandas de políticas públicas. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 366–376. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220034

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais