Atendimento psicológico com refugiados no Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230012

Palavras-chave:

refugiados, saúde mental, competência cultural, inclusão social, psicologia

Resumo

Este artigo investiga como psicólogos no Brasil percebem o acolhimento psicológico e a psicoterapia com refugiados. Foram entrevistados 32 psicólogos, sendo 18 psicoterapeutas e 14 psicólogos atuando no acolhimento psicológico. Os participantes indicaram facilitadores e obstáculos em oito níveis diferentes: paciente, profissional, relação, dispositivo clínico, abordagem, contexto brasileiro, contexto do paciente e contexto do profissional. Os obstáculos incluíram a falta de intérpretes e de preparo para a inclusão dos refugiados, a desconfiança dos pacientes e atuação num contexto precário e xenófobo. Os facilitadores incluíram uma relação terapêutica baseada na confiança, a competência cultural dos psicólogos e o trabalho em redes. Aponta-se a necessidade de campanhas antidiscriminação, de políticas inclusivas aos refugiados e de investimentos em serviços de saúde mental.

Biografia do Autor

Gesa Duden, Universität Osnabrück: Osnabruck, Niedersachsen, DE

Gesa Solveig Duden, Doutora em Psicologia Intercultural (Dr. phil) pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha, em cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Júlia de Souza Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Júlia de Souza Lopes, Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC), atua como Psicóloga clínica (autônoma).

Vitoria Nathália do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Vitoria Nathalia do Nascimento, Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC), é Professora do curso de graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC).

Lucienne Martins Borges, Université du Québec à Trois-Rivières

Lucienne Martins Borges, Doutora em Psicologia pela Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá, é Professora da École de travail social et de criminologie da Université Laval, Québec/Canada e Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Duden, G. S., Lopes, J. de S., do Nascimento, V. N., & Borges, L. M. (2024). Atendimento psicológico com refugiados no Brasil. Estudos De Psicologia (Natal), 28(1), 128–140. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230012

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais