Psicologia, Criminologia Crítica e Feminista: diálogos e convergências na realidade das mulheres encarceradas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220032

Palavras-chave:

Gênero, Prisões, Revisão sistemática, Punição, Interseccionalidade

Resumo

Este estudo analisa produções acadêmico-científicas que estabelecem discussões teóricas entre a Psicologia e as Criminologias Crítica e Feminista sobre o encarceramento de mulheres. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, realizada a partir de uma revisão sistemática da literatura. Todos os estudos encontrados estão no campo da Psicologia e foram escritos majoritariamente por mulheres. Os resultados indicam que, de forma geral, o sofrimento psíquico, as opressões que se interseccionam na vida das aprisionadas e a mortificação subjetiva incidem na realidade dessas mulheres. Dessa forma, aponta-se que o resultado principal está na importância dos diálogos entre a Psicologia e as Criminologias Críticas como importantes produções para o avanço dos debates contra-hegemônicos sobre a realidade do cárcere.

Biografia do Autor

Renata Monteiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vice-Líder do LAPSUS/UFPB.

Amanda Oliveira Magalhães, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal da Paraíba e pesquisadora de Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB) 

Aléxia Carolina Gonçalves da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal da Paraíba e pesquisadora de Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB) 

Giovanna Ignowsky Borba, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Direito na Universidade Federal da Paraíba e pesquisadora de Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS/UFPB) 

Jeferson Trindade Silva Borges, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Direitos Humanos pela UFPE, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB, Pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Garcia, R. M., Magalhães, A. O., Silva, A. C. G. da, Borba, G. I., & Borges, J. T. S. (2023). Psicologia, Criminologia Crítica e Feminista: diálogos e convergências na realidade das mulheres encarceradas no Brasil. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 344–353. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220032

Edição

Seção

Temas em políticas sociais: assistência social e sistema de garantia de direitos