Memórias e conquistas das mulheres trabalhadoras do mar: uma análise psicossocial de narrativas filmadas na Região dos Lagos – RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220035

Palavras-chave:

Psicossociologia, Memória, Pesca artesanal, Pescadoras, Documentário

Resumo

O ano de 2022 foi eleito pela ONU como o ano internacional da pesca artesanal para focalizar a importância do setor no cumprimento dos objetivos da Agenda 2030. Uma das orientações da Agenda é a conquista da equidade e igualdade de gênero. Com base nas entrevistas realizadas para um documentário (2018) sobre a pesca artesanal na Região dos Lagos (RJ), apresentamos, sob as lentes da Psicossociologia, as memórias, as conquistas e as perspectivas das mulheres da pesca locais sobre: 1) o território, lembranças, afetos e conhecimentos, 2) relações de gênero na atividade; 3) atuações no presente. Constatamos que elas, atualmente, se reconhecem como pescadoras artesanais. Essa autodenominação e assentimento repercute, desde seus antepassados, nas múltiplas dimensões de suas participações na pesca e contribui atualmente para a busca da equidade de gênero.

Biografia do Autor

Regina Carmela, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora, documentarista. Doutoranda EICOS-UFRJ 2017-2022. Bolsista CAPPES. Mestra (2016) do programa EICOS-UFRJ em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Possui graduação em Português/Literatura. Participa como pesquisadora da Rede de Geografias da Pesca, da Universidade Federal do Rio Grande. Produz e dirige documentários desde 2001 sobre comunidades, grupos sociais, memória e identidade, meio ambiente, inclusão social, mídias digitais e patrimônio intangível. Integrante como Pesquisadora do banco técnico-científico para subsidiar a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Rede Pesca Brasil em suas atribuições relacionadas à gestão da atividade pesqueira nacional (2022).

Marta de Araújo Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular. Faculdade de Comunicação (ECO) e Programa de Pós-graduação EICOS - Instituto de Psicologia- IP/UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Co-líder do Grupo de Pesquisa "Mediatio - Núcleo Interdisciplinar de Mediações, Humanidades e Subjetividades", cadastrado no Grupo de Pesquisas do CNPq, líder da linha de pesquisa "Humanidades socioambientais e produção de subjetividade; pesquisadora do CIEC - Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (CIEC). Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista da Faperj (RJ), modalidade recém-doutor, junto ao Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez pós-doutorado sênior na área da Antropologia das catástrofes (SciencesPo, Paris- CERI - Centre de Recherches Internationales) . Atua principalmente nos seguintes temas: subjetivação contemporânea, risco, catástrofe, desastres socioambientais, meio ambiente, comunidades, ecofeminismo, redes sociais. Suas pesquisas mais recentes abarcam as mediações comunicativas nas humanidades ambientais: 1. Estudos sobre discursos e práticas relativas aos desastres e às reconstruções socioambientais; 2. Observação e análise de práticas e discursos sobre novos regimes de viver socioambientais associados à produção de subjetividades que podem deles emergir.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Carmela, R., & Pinheiro, M. de A. (2023). Memórias e conquistas das mulheres trabalhadoras do mar: uma análise psicossocial de narrativas filmadas na Região dos Lagos – RJ. Estudos De Psicologia (Natal), 27(3), 377–387. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220035

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais