O jovem visto pelo Estado: significações para jovens participantes dos círculos de construção de paz pela perspectiva da Psicologia Sócio-histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240036

Palavras-chave:

sociedades, juventude, direitos humanos

Resumo

Este estudo apreendeu as significações de como os “jovens” participantes dos Círculos de Construção de Paz (CCP), ocorridos no Centro Judiciário de Justiça Restaurativa (Cejure) de Goiânia, no período de janeiro de 2021 a março de 2022, são vistos pelo Estado. Trata-se de pesquisa qualitativa, alicerçada nos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica vigotskiana e no método materialista histórico-dialético. A coleta de dados se constituiu de entrevistas semiestruturadas com quatro jovens residentes na região metropolitana de Goiânia, participantes dos CCP e acusados de praticar atos infracionais ou criminais. As sistematizações e análises se processaram por meio dos núcleos de significação. Da análise dos relatos, extraíram-se os sentidos e significados de como o Estado enxerga os jovens entrevistados, sob o aspecto da territorialidade, do gênero, da classe social e da cor da pele: marginais; perigosos; estereotipados; inimigos do Estado; criminosos; indignos de ter direitos.

Biografia do Autor

Eliane Gouveia Martins, Pontifícia Universidade Católica de Goiá

Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), é Doutoranda em Psicologia na PUC Goiás. 

Divino de Jesus da Silva Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), é Docente da PUC Goiás. 

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

Martins, E. G., & Rodrigues, D. de J. da S. (2025). O jovem visto pelo Estado: significações para jovens participantes dos círculos de construção de paz pela perspectiva da Psicologia Sócio-histórica. Estudos De Psicologia (Natal), 29(3), 1–11. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240036

Edição

Seção

Número Especial "Políticas Públicas e Sociais no Brasil Contemporâneo: perspectivas e atuações desde a Psicologia Socio-Histórica"