Política de assistência social em contexto neoliberal: o terceiro setor e os impasses para consolidação do SUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240029

Palavras-chave:

assistência social, desigualdade social, capitalismo, ONG, terceiro setor

Resumo

Trata-se de uma revisão crítica de literatura, com o objetivo de analisar os impasses do terceiro setor para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e seus trabalhadores. Realizamos uma revisão de tipo narrativa, que consistiu em selecionar, sintetizar e analisar materiais bibliográficos vinculados à questão de pesquisa. Após tratadas as informações, o texto foi composto em três seções, a fim de: (1) situar o leitor sobre o contexto de implantação do SUAS; (2) explicar a origem e as características do terceiro setor na atualidade; e (3) apresentar e debater os impasses do terceiro setor para o SUAS e seus trabalhadores.

Biografia do Autor

Alexandre Ceconello Marinho, Universidade Estadual de Campinas

Alexandre Ceconello Marinho, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, é Doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). 

Antonio Euzébios Filho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Antonio Euzébios Filho, Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), é Docente na Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Marinho, A. C., & Euzébios Filho, A. (2025). Política de assistência social em contexto neoliberal: o terceiro setor e os impasses para consolidação do SUAS. Estudos De Psicologia (Natal), 29(3), 1–11. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240029

Edição

Seção

Número Especial "Políticas Públicas e Sociais no Brasil Contemporâneo: perspectivas e atuações desde a Psicologia Socio-Histórica"