Política de assistência social em contexto neoliberal: o terceiro setor e os impasses para consolidação do SUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240029

Palavras-chave:

assistência social, desigualdade social, capitalismo, ONG, terceiro setor

Resumo

Trata-se de uma revisão crítica de literatura, com o objetivo de analisar os impasses do terceiro setor para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e seus trabalhadores. Realizamos uma revisão de tipo narrativa, que consistiu em selecionar, sintetizar e analisar materiais bibliográficos vinculados à questão de pesquisa. Após tratadas as informações, o texto foi composto em três seções, a fim de: (1) situar o leitor sobre o contexto de implantação do SUAS; (2) explicar a origem e as características do terceiro setor na atualidade; e (3) apresentar e debater os impasses do terceiro setor para o SUAS e seus trabalhadores.

Biografia do Autor

  • Alexandre Ceconello Marinho, Universidade Estadual de Campinas

    Alexandre Ceconello Marinho, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, é Doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). 

  • Antonio Euzébios Filho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Antonio Euzébios Filho, Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), é Docente na Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Número Especial "Políticas Públicas e Sociais no Brasil Contemporâneo: perspectivas e atuações desde a Psicologia Socio-Histórica"

Como Citar

Política de assistência social em contexto neoliberal: o terceiro setor e os impasses para consolidação do SUAS. (2025). Estudos De Psicologia (Natal), 29(3), 1-11. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240029