A participação das crianças nos processos judiciais: uma análise das políticas públicas brasileiras de garantia ao direito de participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240035

Palavras-chave:

criança, processo judicial, direito de participação

Resumo

Neste artigo objetiva-se apresentar uma pesquisa de mestrado realizada em Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia e defendida em 2018, apontando método e metodologia utilizados e exibindo parte dos resultados então alcançados, a saber, as categorias que emergiram da análise dos núcleos de significação: a fragmentação e o enfraquecimento da infância, a criança como sujeito assujeitado no processo judicial e o papel das famílias nos litígios que envolvem crianças. Além de apresentar a pesquisa, buscou-se retomar a história da legislação brasileira a respeito do direito de participação das crianças, destacando as novidades em matéria de participação da criança no Brasil e atualizando o estudo iniciado anos atrás. Por fim, intentou-se construir uma crítica a partir da identificação do que mudou nos últimos anos, do que permaneceu inerte e do que ainda precisa ser transformado, apontando possíveis caminhos para essa transformação.

Biografia do Autor

Jordana de Carvalho Pinheiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), é Advogada e Presidente da Comissão de Infância e Juventude do Instituto Brasileiro do Direito de Família (IBDFAM-GO).

Sonia Margarida Gomes Sousa, PUC Goiás

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é Pró-reitora de graduação da PUC Goiás. 

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

Pinheiro, J. de C., & Sousa, S. M. G. (2025). A participação das crianças nos processos judiciais: uma análise das políticas públicas brasileiras de garantia ao direito de participação. Estudos De Psicologia (Natal), 29(3), 1–11. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240035

Edição

Seção

Número Especial "Políticas Públicas e Sociais no Brasil Contemporâneo: perspectivas e atuações desde a Psicologia Socio-Histórica"