A participação das crianças nos processos judiciais: uma análise das políticas públicas brasileiras de garantia ao direito de participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240035

Palavras-chave:

criança, processo judicial, direito de participação

Resumo

Neste artigo objetiva-se apresentar uma pesquisa de mestrado realizada em Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia e defendida em 2018, apontando método e metodologia utilizados e exibindo parte dos resultados então alcançados, a saber, as categorias que emergiram da análise dos núcleos de significação: a fragmentação e o enfraquecimento da infância, a criança como sujeito assujeitado no processo judicial e o papel das famílias nos litígios que envolvem crianças. Além de apresentar a pesquisa, buscou-se retomar a história da legislação brasileira a respeito do direito de participação das crianças, destacando as novidades em matéria de participação da criança no Brasil e atualizando o estudo iniciado anos atrás. Por fim, intentou-se construir uma crítica a partir da identificação do que mudou nos últimos anos, do que permaneceu inerte e do que ainda precisa ser transformado, apontando possíveis caminhos para essa transformação.

Biografia do Autor

  • Jordana de Carvalho Pinheiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), é Advogada e Presidente da Comissão de Infância e Juventude do Instituto Brasileiro do Direito de Família (IBDFAM-GO).

  • Sonia Margarida Gomes Sousa, PUC Goiás

    Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é Pró-reitora de graduação da PUC Goiás. 

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Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Número Especial "Políticas Públicas e Sociais no Brasil Contemporâneo: perspectivas e atuações desde a Psicologia Socio-Histórica"

Como Citar

A participação das crianças nos processos judiciais: uma análise das políticas públicas brasileiras de garantia ao direito de participação. (2025). Estudos De Psicologia (Natal), 29(3), 1-11. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20240035