Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210039

Keywords:

Psicologia escolar, educação a distância, ensino fundamental e médio, tecnologia da informação, pandemia

Abstract

Este trabalho objetivou realizar levantamento, em fontes da internet relacionadas à educação e à psicologia, que se referem ao ensino a distância, em escolas, no período entre 11/03 e 11/05/2020, no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, em que foram analisadas referências de 13 entidades. Nestas, foram encontradas 86 produções (75 escritas e 11 audiovisuais) discutidas segundo a análise de conteúdo, a qual produziu sete categorias. Os resultados apontam um movimento para agilizar a efetivação do ensino a distância, fazendo com que as estratégias pedagógicas ficassem à mercê da improvisação, o que pode trazer consequências nefastas para alunos, professores, responsáveis e educação em geral. Percebeu-se a relevância de posicionamentos críticos, comprometidos com uma educação de qualidade para todos, visto que as medidas adotadas podem implicar na (re)produção das desigualdades sociais e invisibilizar as singularidades dos processos de ensino-aprendizagem.

Author Biographies

  • Celso Francisco Tondin, Universidade Federal de São João del-Rei
    Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.
  • Deborah Rosária Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicóloga, com graduação em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura e Formação
    de Psicólogo) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1998), Mestre
    em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -
    PUCCAMP (2001) e Doutora em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação em
    Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da
    Universidade de São Paulo - USP (2011). Docente nos cursos de graduação em
    Psicologia e Fonoaudiologia na UFMG. Coordenadora do Laboratório
    Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar- LIEPPE-
    UFMG, aliado ao LIEPPE- USP.

  • Elenice Procópio Araújo, Universidade Federal de São João del-Rei
    Bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei.  Cursa a Especialização em Psicologia Escolar e Educacional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.
  • Marielle Costa Silva, Centro Universitário UNIFACIG e Faculdade Pitágoras de Ipatinga

    Bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Professora do Curso de Psicologia no Centro Universitário UNIFACIG e supervisora/preceptora do Estágio Básico em Psicologia Escolar e Educacional da Faculdade Pitágoras de Ipatinga.

  • Stela Maris Bretas Souza, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
    Graduada em Habilitação Psicóloga e licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte. Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Professora dos cursos de Psicologia e Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.
  • Deruchette Danire Henriques Magalhães, Universidade Federal de São João del-Rei
    Bacharel em Psicologia e Mestranda
    em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei
  • Aline Campolina Andrade, Universidade Federal de São João del-Rei
    Bacharel em Psicologia.
  • Fernanda de Cássia Oscar Otaciano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.
    Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei, cursando a Especialização em Didática e Trabalho Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Published

2022-01-01

Issue

Section

Social policies themes: social assistance and the rights guarantees system (SGD - "Sistema de Garantias de Direitos")

How to Cite

Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia. (2022). Estudos De Psicologia (Natal), 26(4), 412-423. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210039