Psychological well-being and covid-19: Psychological impacts of quarantine on the brazilian population

Authors

  • Mariana Malvezzi Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Cléber da Costa Figueiredo Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Flavia Feitosa Santana Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210012

Keywords:

Mental health, Health promotion, Human development, Applied psychology

Abstract

A Covid-19 trouxe transformações e impactos sociais, entre eles, efeitos psicológicos. Considerando o conceito de Bem-estar Psicológico (BEP) de Ryff (1995), este trabalho apoiou-se em uma visão abrangente da saúde – não a ausência de enfermidade, mas o bem-estar físico, mental, social e capacidade de enfrentar desafios a partir de seis dimensões: autoaceitação; relações positivas com os demais; autonomia; domínio do ambiente; propósito de vida; crescimento pessoal. O objetivo geral é verificar o BEP da população brasileira em quarentena; o secundário, averiguar diferenças no BEP nestes estratos: gênero, escolaridade, renda e faixa etária. Fez-se uma pesquisa quantitativa com a escala de Ryff (1995) a partir de amostragem estratificada proporcional à quantidade de óbitos divulgada pelo Governo em 3 de maio de 2020. A coleta de dados deu-se de 4 a 10 de maio do mesmo ano. Verificou-se menor BEP para baixa escolaridade e renda e maior BEP para idosos.

Author Biographies

Mariana Malvezzi, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Psicóloga (PUC-SP, 1996), Psicanalista (CEP, 2015), Mestre em Psicologia Organizacional (Universidad de Belgrano, 2003), Doutora em Psicologia Social (PUC-SP, 2011). Pós doutoramento em Psicologia Sócio-Ambiental (IP-USP, 2017). Possui consultório particular de psicologia e atua também como professora na graduação e na pós graduação da ESPM-SP. Tem experiência de trabalho internacional e em empresas nacionais na área de psicologia atuando principalmente com os seguintes temas: psicologia social, identidade, cultura e sustentabilidade.

Cléber da Costa Figueiredo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

É doutor em estatística pela USP (2009), bem como mestre em estatística pela mesma universidade (2004). Realizou sua formação básica, no âmbito de graduação, em matemática (2001), também no IME-USP. Durante a graduação, realizou duas iniciações científicas: uma em geometria diferencial, que não deu continuidade, e outra junto ao departamento de estatística da USP, em modelos de regressão. Ao ser contemplado com uma bolsa da FAPESP, optou por continuar na área de estatística. O que foi uma excelente escolha. Ao término da graduação, recebeu a menção honrosa por ter se destacado no curso, o que lhe garantiu o ingresso direto ao curso de pós-graduação. Durante o mestrado, pleiteou e recebeu bolsa da FAPESP e, durante o doutorado, foi bolsista do CNPq. Sua primeira experiência docente ocorreu aos 16 anos de idade, quando trabalhou em um projeto da Obra Kolping do Brasil, alfabetizando adultos na periferia de Suzano. Foi estagiário do Centro de Computação Eletrônica da USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Já no ensino superior, suas primeiras experiências se deram nos próprios cursos do IME-USP, dado que foi monitor de diversas disciplinas, entre as quais: cálculo para uma variável real, álgebra linear, cálculo no Rn e via WebCT, noções de estatística (por três anos) e introdução à probabilidade e estatística. Nos programas de aperfeiçoamento de ensino da USP, trabalhou com estatística descritiva, análise de sobrevivência e séries temporais. Recebeu, em 2004, um convite para trabalhar como monitor no antigo IBMEC, São Paulo. Desse dia em diante, foi professor do ensino público (FATEC - aprovado em concurso público) e privado (EESP-FGV - Metodista - UNIVEM), consolidando-se como professor da ESPM e da EAESP-FGV, onde hoje atua, principalmente, em análise multivariada de dados, inferência clássica e bayesiana, modelos de regressão e econométricos,

Flavia Feitosa Santana, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Possui graduação em Bacharelado Psicologia pela PUC-SP (1996), mestrado em Psicologia Social - London School of Economics and Political Science/LSE (1998) e doutorado em Psicologia Social pela USP(2004). É especialista em Gestão Educacional pela PUCCAMP (2001). É psicóloga clínica e coach credenciada PCC pela ICF Global (formação SBC, Ecosocial e Pro-fit) Atualmente é professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing, Casa do Saber e na Fundação Getúlio Vargas com ênfase em Psicologia Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social e Organizacional; Gerações; Identidade; Educação Superior; Coaching; Liderança; Negociação; Gestão de Pessoas.

Published

2021-07-01

How to Cite

Malvezzi, M., Figueiredo, C. da C., & Santana, F. F. (2021). Psychological well-being and covid-19: Psychological impacts of quarantine on the brazilian population. Estudos De Psicologia (Natal), 26(2), 117–127. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210012

Issue

Section

Psychobiology and Cognitive Psychology