Adaptação Transcultural de uma Escala de Satisfação dos Moradores com os Serviços das Residências Terapêuticas.

Autores

  • Francisca Lucimar Pinheiro Parente Instituto Casa de Gui (ONG)/ Clínica Dr. Dias Jr
  • Marina Bandeira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Mário César Rezende Andrade Universidade Federal de São João del-Rei
  • Carlos Eduardo Leal Vidal Faculdade de Medicina de Barbacena
  • Leandra Mara de Vilhena Melo Vidal Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220022

Palavras-chave:

Assistência à saúde mental, Pesos e medidas, Serviços de assistência domiciliar, Qualidade da assistência à saúde, Satisfação pessoal

Resumo

A satisfação dos usuários constitui um dos critérios da qualidade dos serviços de saúde mental. Entretanto, há uma carência de estudos avaliando a satisfação dos moradores de residências terapêuticas (RTs) e ausência de instrumento de medida específico para este fim, no Brasil. Neste estudo, foi feita a adaptação transcultural do Questionnaire sur la Satisfaction de la Clientèle en Résidence D’Accueil (QSHS-21), para avaliar a satisfação dos moradores das RTs. O procedimento incluiu: tradução da escala original, retradução, revisão por Comitê de Especialistas e Estudo Piloto com 30 moradores de RTs do município de Barbacena/MG. Os resultados incluíram correções a partir das traduções e retraduções e adaptação da escala pelo Comitê de Especialistas, assim como modificações na redação de algumas questões, no Estudo Piloto. A versão final possui equivalência semântica e conceitual com a escala original e está adaptada ao contexto brasileiro, sendo de fácil compreensão para a população-alvo.

Biografia do Autor

Francisca Lucimar Pinheiro Parente, Instituto Casa de Gui (ONG)/ Clínica Dr. Dias Jr

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), é Psicóloga no Instituto Casa de Gui (ONG) e Psicóloga na Clínica Dr. Dias Jr.

Marina Bandeira, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Psicologia Experimental pela Université de Montréal, Canadá, é Professora aposentada da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Docente atuante na Pós-graduação em Psicologia

Mário César Rezende Andrade, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é Professor adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Carlos Eduardo Leal Vidal, Faculdade de Medicina de Barbacena

Doutor em Saúde Pública/ Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é Professor da Faculdade de Medicina de Barbacena - Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (FAME-FUNJOBE).

Leandra Mara de Vilhena Melo Vidal, Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora

Especialista em Assistência Social -Gestão de Pessoas pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), é Supervisora Clínico-Institucional em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

Parente, F. L. P., Bandeira, M., Andrade, M. C. R., Vidal, C. E. L., & Vidal, L. M. de V. M. (2023). Adaptação Transcultural de uma Escala de Satisfação dos Moradores com os Serviços das Residências Terapêuticas. Estudos De Psicologia (Natal), 27(2), 237–248. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220022

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais