Psicologia amazonense no enfrentamento da pandemia: ações de organização, prevenção e resposta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210011

Palabras clave:

covid-19, psicologia, intervenção na crise, universidades

Resumen

A pandemia do novo coronavírus tem sido um dos maiores desastres das últimas décadas, um problema de saúde pública global. Tendo em vista que a atuação da psicologia das emergências e desasastes é essencial no apoio e suporte psicossocial, o estudo buscou mapear ações de saúde mental promovidas por duas instituições públicas de ensino superior do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa multissituada a partir da análise de documentos públicos pautados em eixos: organização, prevenção e resposta. Percebeu-se o compromisso social e contínuo das instituições no trabalho de ações em rede de forma ética, política e solidária no contexto de colapso dos serviços de saúde estadual.

Biografía del autor/a

  • André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Professor da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
    Prof. Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia (PPGPSI-UFAM). Psicólogo, pedagogo e doutor em Saúde Coletiva. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1349420367392809
  • Munique Therense, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Érica Vidal Rotondano, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Professora da Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Marck de Souza Torres, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), é Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Gisele Cristina Resende, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutora em Ciências/Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), é Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Consuelena Lopes Leitão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

  • Vivian Silva Lima Marangoni, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Doutoranda em Ciências/ Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), é Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Eduardo Jorge Sant Ana Honorato, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Pós-doutorando em Medicina Tropical com ênfase em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites virais na Fundação de Medicina Tropical (FMT/AM) e doutor em Saúde Pública pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é Professor da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Ênio de Souza Tavares, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é Professor da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Publicado

2024-11-13

Número

Sección

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”

Cómo citar

Psicologia amazonense no enfrentamento da pandemia: ações de organização, prevenção e resposta. (2024). Estudos De Psicologia (Natal), 26(1), 105-116. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210011