Psicologia amazonense no enfrentamento da pandemia: ações de organização, prevenção e resposta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210011

Palabras clave:

covid-19, psicologia, intervenção na crise, universidades

Resumen

A pandemia do novo coronavírus tem sido um dos maiores desastres das últimas décadas, um problema de saúde pública global. Tendo em vista que a atuação da psicologia das emergências e desasastes é essencial no apoio e suporte psicossocial, o estudo buscou mapear ações de saúde mental promovidas por duas instituições públicas de ensino superior do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa multissituada a partir da análise de documentos públicos pautados em eixos: organização, prevenção e resposta. Percebeu-se o compromisso social e contínuo das instituições no trabalho de ações em rede de forma ética, política e solidária no contexto de colapso dos serviços de saúde estadual.

Biografía del autor/a

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Professor da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Prof. Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia (PPGPSI-UFAM). Psicólogo, pedagogo e doutor em Saúde Coletiva. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1349420367392809

Munique Therense, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Érica Vidal Rotondano, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é Professora da Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Marck de Souza Torres, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), é Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Gisele Cristina Resende, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Ciências/Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), é Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Consuelena Lopes Leitão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Vivian Silva Lima Marangoni, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutoranda em Ciências/ Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), é Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Eduardo Jorge Sant Ana Honorato, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Pós-doutorando em Medicina Tropical com ênfase em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites virais na Fundação de Medicina Tropical (FMT/AM) e doutor em Saúde Pública pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é Professor da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ênio de Souza Tavares, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é Professor da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Neves, A. L. M. das, Ferreira, B. de O., Therense, M., Rotondano, Érica V., Torres, M. de S., Resende, G. C., … Tavares, Ênio de S. (2024). Psicologia amazonense no enfrentamento da pandemia: ações de organização, prevenção e resposta. Estudos De Psicologia (Natal), 26(1), 105–116. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210011

Número

Sección

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”