Relacionamentos afetivo-sexuais de jovens rurais no Sertão de Pernambuco: Entre modos de subjetivação e resistências cotidianas

Autores

  • Fernanda Sardelich Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220024

Palavras-chave:

Juventude rural, Relações afetivo-sexuais, Psicologia rural, Ruralidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como os jovens rurais vivenciam os valores rurais nos seus relacionamentos afetivosexuais no Sertão de Pernambuco. O desenho metodológico foi pautado na pesquisa no cotidiano, por meio da observação participante, e de entrevistas com jovens estudantes de uma escola pública da região. Apesar das mudanças nas áreas rurais, os jovens vivenciam valores camponeses alicerçados no interconhecimento, no valor-família, honra familiar e nas hierarquias intergeracional e de gênero. No cotidiano, criam resistências que objetivam outras possibilidades de existência e de vivências afetivo-sexuais, por meio de deslocamentos, linhas de fugas e recusas parciais desses valores.

Biografia do Autor

Fernanda Sardelich Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia (UFPE), Professora do Núcleo de Formação Docente, Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste (UFPE/CAA). Integrante dos Grupos de Pesquisa Narrativas, Gênero e Saúde (NaGeS-PUC Minas), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL-UFPE) e Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades (SEGS/UFPE). 

Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Social (PUC-SP). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do Grupo de Pesquisa Narrativas, Gênero e Saúde e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL-UFPE).

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

Nascimento, F. S., & Cordeiro, R. de L. M. (2023). Relacionamentos afetivo-sexuais de jovens rurais no Sertão de Pernambuco: Entre modos de subjetivação e resistências cotidianas. Estudos De Psicologia (Natal), 27(2), 261–271. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220024

Edição

Seção

Aspectos psicossociais das interações entre pessoas e diversos contextos socioambientais