Contato com pessoas com diferença funcional e concepções de deficiência

Autores

  • Alex Roberto Nogueira Rezende Junior Universidade Federal de São João del Rei
  • Maria Nivalda de Carvalho-Freitas Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210005

Palavras-chave:

inclusão, crenças, pessoas com deficiência

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar se o contato com pessoas com diferença funcional (deficiência) impacta nas concepções de deficiência de futuros gestores. Os conceitos de concepções de deficiência e de contato intergrupal foram utilizados como referências. O estudo foi realizado em duas etapas: na primeira, de natureza quantitativa, participaram 196 universitários dos últimos cinco períodos dos cursos de Engenharia de Produção e de Administração. Na segunda etapa, qualitativa, foram entrevistados 14 universitários, que pertenciam a clusters distintos. Concluiu-se que o contato intergrupal com pessoas com diferença funcional modifica os destinos e as possibilidades dessas pessoas e criam condições para o desenvolvimento de concepções de deficiência diferenciadas. Essas concepções podem favorecer ou dificultar os processos de inclusão no trabalho. Implicações práticas da investigação foram discutidas.

Biografia do Autor

Alex Roberto Nogueira Rezende Junior, Universidade Federal de São João del Rei

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), é Professor Universitário na Fundação Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete/MG (UNIPAC Lafaiete).

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, Universidade Federal de São João del Rei

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-doutora em Psicologia pela University of Greenwich, Inglaterra, é Professora associada da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

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Publicado

2024-11-13

Como Citar

Rezende Junior, A. R. N., & Carvalho-Freitas, M. N. de. (2024). Contato com pessoas com diferença funcional e concepções de deficiência. Estudos De Psicologia (Natal), 26(1), 33–44. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210005

Edição

Seção

Psicologia Social do Trabalho