Maternidade em tempos de COVID-19: validade de conteúdo de recursos psicoeducativos para enfrentamento do estresse da pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200038Palavras-chave:
epidemia pelo novo coronavírus 2019, stress, coping, gravidez, puerpérioResumo
A pandemia da COVID-19 resulta em estresse, especialmente para gestantes e mães de bebês. É importante propor recursos para elas lidarem com estressores específicos e, então, promover sua saúde e bem-estar. Dois recursos psicoeducativos (flyers), baseados na Teoria Disposicional do Coping, informações sobre COVID-19 e intervenções da Psicologia Positiva são apresentados neste artigo. A validade de conteúdo dos flyers foi analisada, adotando-se índices CVC ≥ 0.80. Cinco experts avaliaram qualitativamente, enquanto nove participantes, gestantes e mães, avaliaram os flyers usando uma escala Likert de 5 pontos. Elas responderam a um Google Form, enviado via Whatsapp, que incluiu TCLE, Protocolo de dados gerais e Questionário sobre clareza da linguagem, pertinência, relevância e apresentação dos flyers. Destaca-se a validade dos flyers para gestantes (CVC≥ 0.93) e para mães (CVC ≥ 0.86 e 1.0) como recursos úteis para essa pandemia da COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos de Psicologia (Natal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.