Maternidade em tempos de COVID-19: validade de conteúdo de recursos psicoeducativos para enfrentamento do estresse da pandemia da COVID-19

Autores

  • Ana Cristina Barros da Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Karolina Alves Albuquerque Universidade Federal do Espírito Santo
  • Paula Caroline Moura Burgarelli Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Camille S Thiago Pontes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Clara Manhães Pazos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Carolina Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200038

Palavras-chave:

epidemia pelo novo coronavírus 2019, stress, coping, gravidez, puerpério

Resumo

A pandemia da COVID-19 resulta em estresse, especialmente para gestantes e mães de bebês. É importante propor recursos para elas lidarem com estressores específicos e, então, promover sua saúde e bem-estar. Dois recursos psicoeducativos (flyers), baseados na Teoria Disposicional do Coping, informações sobre COVID-19 e intervenções da Psicologia Positiva são apresentados neste artigo. A validade de conteúdo dos flyers foi analisada, adotando-se índices CVC ≥ 0.80.  Cinco experts avaliaram qualitativamente, enquanto nove participantes, gestantes e mães, avaliaram os flyers usando uma escala Likert de 5 pontos. Elas responderam a um Google Form, enviado via Whatsapp, que incluiu TCLE, Protocolo de dados gerais e Questionário sobre clareza da linguagem, pertinência, relevância e apresentação dos flyers.  Destaca-se a validade dos flyers para gestantes (CVC≥ 0.93) e para mães (CVC ≥ 0.86 e 1.0) como recursos úteis para essa pandemia da COVID-19.

Biografia do Autor

Ana Cristina Barros da Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga (IP/UFRJ, 1993), Mestre em Educação Especial (UERJ, 1996), Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFES, 2004), docente do Departamento de Psicologia Clinica desde 1997 no Instituto de Psicologia da UFRJ, responsável pelas Disciplinas Psicologia do Excepcional, Psicologia do Desenvolvimento, Tópicos Especiais em Psicologia do Ajustamento (Educação Inclusiva). Desde o início do curso de Graduação, venho realizando trabalhos de pesquisa e intervenção junto a população com necessidades educativas especiais (deficiência mental, visual, autismo etc.) e em risco bio-psico-social (crianças de baixa renda etc.). Nos últimos anos, venho participando regularmente de congressos nacionais de maior expressão (ANPED, ANPEPP, Reunião anual da SBP, SBPD) e de congressos internacionais (Vision'99, em Nova York, ISEC e I XVIII Congresso Interamericano de Psicologia, no Chile). Durante o curso de Doutorado, tive oportunidade de, pelo Programa de Doutorado com Estágio no Exterior-PDEE da CAPES, realizar estágio junto ao Departamento de Educação Especial e Reabilitação da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, onde pude aperfeiçoar meus conhecimentos nas áreas de estudo e pesquisa as quais me dedico. Nesta e em outras ocasiões, tive a oportunidade de publicar trabalhos em periódicos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Educação e Psicologia, além de capítulos de livros e a publicação do livro "Teoria de Experiência de Aprendizagem Mediatizada e Interacção Familiar: prevenção às perturbações do desenvolvimento e de aprendizagem" (2003), em conjunto com o Dr. Victor da Fonseca, pela Editora da FMH, Lisboa, PT, que tem como tema a aplicação dos princípios da Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) à análise da interação adulto-criança e ao desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças com necessidades especiais. Atualmente, desenvolvo trabalhos com base na abordagem sócio-interacionista de L.S.Vygotsky e na abordagem da modificabilidade cognitiva estrutural (MCE) e EAM de R.Feuerstein, campos promissores para avaliação e intervenção no vampo da Psicologia e Educação, sobretudo na área de Educação Especial.

Karolina Alves Albuquerque, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Paula Caroline Moura Burgarelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do Programa de Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ).

Camille S Thiago Pontes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do Programa de Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ).

Clara Manhães Pazos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do Programa de Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ).

Ana Carolina Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ), Especialista em Saúde Perinatal Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ME-UFRJ), Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Cunha, A. C. B. da, Albuquerque, K. A., Burgarelli, P. C. M., Pontes, C. S. T., Pazos, C. M., & Rocha, A. C. (2024). Maternidade em tempos de COVID-19: validade de conteúdo de recursos psicoeducativos para enfrentamento do estresse da pandemia da COVID-19. Estudos De Psicologia (Natal), 25(4), 375–385. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200038

Edição

Seção

Dossiê Especial “Psicologia e os desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19”