Construção e validação da Escala de Medo de Contaminação (EMEC)

Autores

  • Juliana Thais Schneider Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvio José Lemos Vasconcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando de Jesus Moreira Junior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Stephane Mossmann Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230004

Palavras-chave:

contaminação, construção de escala, psicometria, teoria de resposta ao item, estudos de validação

Resumo

Construção e validação da Escala de Medo de Contaminação (EMEC). O medo de contaminação ocorre quando existe a interpretação da contaminação como uma ameaça social considerável ou um perigo expressivo para a saúde física e/ou mental do indivíduo. Este estudo apresenta a elaboração e validação, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), de um instrumento que busca avaliar o medo de contaminação em diferentes situações. O instrumento inicial foi criado após extensa revisão de literatura, sendo composto por 30 itens. Participaram da pesquisa 380 indivíduos. A escala passou pela avaliação de juízes especialistas e testagem piloto. Foi verificada a dimensionalidade por meio da análise fatorial, satisfazendo critério para a realização de análise por meio da TRI. Os dados foram submetidos ao Modelo de Resposta Gradual de Samejima. O instrumento, denominado Escala de Medo de Contaminação (EMEC), contou com 18 itens em sua versão final, apresentando evidências de validade baseadas no conteúdo e na estrutura interna.

Biografia do Autor

Juliana Thais Schneider, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atua como Psicóloga em consultório particular.

Silvio José Lemos Vasconcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Stephane Mossmann Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é Residente em Atenção à Saúde Mental no Hospital Universitário de Santa Maria/Universidade Federal de Santa Maria (HUSM/ UFSM).

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Schneider, J. T., Vasconcellos, S. J. L., Moreira Junior, F. de J., & Ferreira, S. M. (2024). Construção e validação da Escala de Medo de Contaminação (EMEC). Estudos De Psicologia (Natal), 28(1), 36–46. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230004

Edição

Seção

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva