O modelo MOVIE: Avaliando a preferência por filmes e os correlatos com personalidade

Autores

  • Renan Pereira Monteiro Universidade Federal da Paraíba
  • Gabriel Lins de Holanda Coelho University College Cork
  • Tatiana Medeiros Costa Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Carlos Eduardo Pimentel Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220014

Palavras-chave:

Preferência por filmes, Personalidade, Big Five, Medida

Resumo

Assistir a filmes é uma forma comum de diversão, gerando bilhões de dólares por ano a indústria do cinema. No entanto, poucos estudos exploraram as diferenças individuais que predizem as preferências por filmes, mesmo considerando que estas refletem algumas características da personalidade. Uma das principais limitações da área é a falta de medidas e modelos que operacionalizem a estrutura de preferências cinematográficas. Assim, no presente estudo, propusemos e testamos uma medida de cinco fatores para avaliar as preferências de filmes: o modelo MOVIE (Melodrama, cOmic, Violent, Imaginative e Exciting). Tal estrutura apresentou parâmetros psicométricos aceitáveis, além de associações significativas com traços de personalidade. Esses resultados, mesmo com magnitudes baixas, mostram que o processo de escolha de um filme ou conteúdo pode refletir traços específicos de personalidade e reforçar o papel que a personalidade pode desempenhar no mundo real.

Biografia do Autor

Renan Pereira Monteiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Gabriel Lins de Holanda Coelho, University College Cork

Doutor em Psicologia Social pela Cardiff University, Reino Unido, Pesquisador de Pós-Doutorado na University College Cork, Irlanda.

Tatiana Medeiros Costa Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Carlos Eduardo Pimentel, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2023-03-24

Como Citar

Monteiro, R. P., Coelho, G. L. de H., Monteiro, T. M. C., & Pimentel, C. E. (2023). O modelo MOVIE: Avaliando a preferência por filmes e os correlatos com personalidade. Estudos De Psicologia (Natal), 27(2), 146–154. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220014

Edição

Seção

Psicobiologia e Psicologia Cognitiva