O modelo MOVIE: Avaliando a preferência por filmes e os correlatos com personalidade
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220014Palavras-chave:
Preferência por filmes, Personalidade, Big Five, MedidaResumo
Assistir a filmes é uma forma comum de diversão, gerando bilhões de dólares por ano a indústria do cinema. No entanto, poucos estudos exploraram as diferenças individuais que predizem as preferências por filmes, mesmo considerando que estas refletem algumas características da personalidade. Uma das principais limitações da área é a falta de medidas e modelos que operacionalizem a estrutura de preferências cinematográficas. Assim, no presente estudo, propusemos e testamos uma medida de cinco fatores para avaliar as preferências de filmes: o modelo MOVIE (Melodrama, cOmic, Violent, Imaginative e Exciting). Tal estrutura apresentou parâmetros psicométricos aceitáveis, além de associações significativas com traços de personalidade. Esses resultados, mesmo com magnitudes baixas, mostram que o processo de escolha de um filme ou conteúdo pode refletir traços específicos de personalidade e reforçar o papel que a personalidade pode desempenhar no mundo real.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos de Psicologia (Natal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.