A Condição de Estudante e o Sofrimento na Universidade: Pesquisa e Intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22738

Resumo

Objetivando compreender a experiência de sofrimento de estudantes relacionada a vida universitária e de que modo podem exercer o cuidado de si juntamente com outros, relatam-se duas pesquisas. Na primeira formou-se um grupo de apoio, onde realizaram-se seis oficinas de criatividade com nove estudantes de diferentes cursos. Executaram-se registros em diário de bordo durante as oficinas e entrevistas abertas após a fase dos grupos. A segunda pesquisa foi de follow up para compreender como os estudantes avaliaram as oficinas como uma ação interventiva de cuidado. Realizaram-se entrevistas abertas meses depois com os estudantes do estudo anterior. Utilizou-se a Analítica do Sentido para interpretação em ambas as pesquisas, que apontaram para fragilidade de vínculos nos relacionamentos, excesso de atividades e cobranças, sentimento de solidão e padronização do modo de ser estudante. O grupo mostrou-se uma estratégia interventiva de cuidado propiciadora da produção de outros sentidos para a condição de estudante.

Biografia do Autor

Virginia Teles Carneiro, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Adjunto da Unidade Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco.

 

Downloads

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Carneiro, V. T. (2021). A Condição de Estudante e o Sofrimento na Universidade: Pesquisa e Intervenção. REVISTA DO NUFEN: PHENOMENOLOGY AND INTERDISCIPLINARITY, 13(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22738

Edição

Seção

Dossiê Temático Sofrimento, Crise e Cuidado na Universidade: intervenções clínic