Clima Escolar: Una Revisión Sistemática de Literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20257

Resumen

El objetivo del estudio es llevar a cabo una revisión sistemática de la literatura sobre el clima escolar, considerando el período comprendido entre enero de 2014 y diciembre de 2018. Se seleccionaron 14 artículos de las bases de datos: LILACS, SciELO, Web of Science, Scopus y PePsic. Los artículos se derivaron de 7 países, así como un estudio comparativo entre dos países de América Latina. En cuanto a los aspectos metodológicos, el enfoque cuantitativo fue el más utilizado, prevaleciendo la validación y la aplicación de escalas. Los participantes del estudio se llevaron a cabo con estudiantes, maestros, parientesy gerentes escolares. Los resultados indican que el clima escolar necesita ser estudiado de acuerdo con cada contexto y que influye en el proceso de enseñanza-aprendizaje, contribuyendo positivamente si el clima escolar es bueno y si no lo es, también traerá daño a la escuela.

Biografía del autor/a

Ellery Henrique Barros da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CAFS. Pós-graduado em Gestão Educacional em Rede (UFPI), Educação Infantil (UESPI) e em Tecnologias Educacionais para a prática docente no Ensino da Saúde na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/ENSP). Atua como professor substituto na Universidade Federal do Piauí/UFPI, Professor/Tutor do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFPI/CEAD).

Yamila Larisse Gomes de Sousa

Psicóloga pela Universidade Federal do Piauí. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí.

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009;2012). Pós-Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. É professor-pesquisador adjunto IV do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Ciência Política da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Pesquisador no grupo de pesquisa Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica, da Universidade de São Paulo/USP. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE. Membro do Fórum Nacional de Medicalização da Educação e Sociedade. 

Sandra Elisa de Assis Freire, Universidade Federal do Piauí

Possui Licenciatura (2005) e Formação (2006) em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, e Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atualmente é Professora Adjunta III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (Campus Parnaíba) e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia - UFPI. Vice-coordenadora do do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia - UFPI. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI, do Campus Ministro Reis Velloso. Psicóloga Clínica Sistêmica Familiar. 

Publicado

2021-04-10

Cómo citar

Silva, E. H. B. da, Sousa, Y. L. G. de, Negreiros, F., & Freire, S. E. de A. (2021). Clima Escolar: Una Revisión Sistemática de Literatura. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20257

Artículos más leídos del mismo autor/a