Declaração de Privacidade

ÉTICA DE PUBLICAÇÃO E BOAS PRÁTICAS

A Revista NUFEN exige que: 

a) o (s) autor(es) dos artigos declarem a fonte de financiamento da pesquisa, caso haja, que deu origem aos papers.

b) o texto não esteja em  dupla tramitação, ou tenha sido publicado, com mudança de título e igual conteúdo, isto é, trabalhos que circulam anteriormente em qualquer  língua.

c) No caso de mais de um autor no artigo, deve ser declarado não haver conflitos de interesse entre os autores (Conflicts of interest).

d) A Revista considera má conduta (Misconduct) a fabricação de dados, falsificação de coletas ou plágio. O Editor geral agirá em conformidade com as orientações pertinentes da COPE. As submissões devem atender as diretrizes da COPE: http://publicationethics.org/resources/guidelines

e) Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado com imagens, dados, ou qualquer material, a Universidade Federal do Pará e a Revista NUFEN isentam-se de qualquer responsabilidade, e o(s) autor(es) arcará(ão) com todas as penalidades jurídicas previstas em lei.

f) Recomenda-se verificação de plágio e envio de relatório a Revista durante a submissão.

g) Caso seja identificado má conduta (Misconduct Research), após a publicação, será realizada uma nota de esclarecimento na próxima edição. Além disso, se fará a retirada automática do artigo da edição ou volume da Revista. Isso será uma norma-penalidade da Revista.

h) Quando a pesquisa envolver experimentação com seres humanos e animais, o(s) autor(es) deve(m) observar as exigências das Resoluções do Conselho Nacional de Saúde/Brasil, comunicando na metodologia do trabalho, o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da(s) instituição(ões) envolvida(s).

i) Quando a pesquisa envolver produtos transgênicos, o Certificado de Biossegurança deverá ser comunicado na metodologia do trabalho, conforme Decreto Federal nº 1.752, de 20 de dezembro de 1995.

CONFLITO DE INTERESSE

Em caso de relação de proximidade com pessoas, instituições ou lugares, a atenção deve ser redobrada para evitar um conflito de interesse.  A Revista NUFEN prima em  sua editoria pelo estabelecimento de uma política a evitar envolvimento de conflitos de interesse.  Tal procedimento visa dar confiabilidade ao processo de análise do material submetido, com consequente aumento da credibilidade dos artigos publicados. 

POLÍTICA DE ACESSO

A Revista NUFEN adota o acesso livre e gratuito ao seu conteúdo (open access), no sentido de promover a divulgação e democratização do conhecimento científico.

Confidencialidade dos Pareceristas

Todo o material apresentado e o processo de revisão é tratado como estritamente confidencial até publicado.  A correspondência como parte do processo de revisão também deve ser tratada de forma confidencial por todas as partes, incluindo autores.  Editores e revisores são obrigados a tratar todos os artigos submetidos com estrita confidencialidade e não devem compartilhar informações sobre as submissões com quaisquer outras partes que não sejam aquelas previamente acordadas com o editor. O envolvimento de uma terceira parte na revisão deve ser declarado no momento da apresentação da revisão. Esperamos que os editores e revisores não façam uso de qualquer material ou tirem proveito de qualquer informação obtida através do processo de revisão por pares.